Destino é um substantivo de língua portuguesa criado a partir do verbo destinar. Por sua vez, destinar chegou até o português como forma derivada do verbo latino destinare, que quer dizer fixar.
Assim, o significado de destino, literalmente, seria algo como “aquilo que está fixo”.
O destino, na verdade, é o fim ou resultado de uma determinada ação.
Podem ser sinônimos de destino as palavras sorte, sina, fortuna, fado, futuro e fatalidade.
Destino também pode ser entendido como direção ou rumo final, como em “voo com destino a Tóquio”.
O destino enquanto predestinação é algo controverso, nem todos acreditam que ele existe. Alguns dizem que Deus escreve o destino, outros dizem que o destino de cada um está traçado nas estrelas, outros ainda afirmam que não há destino e que o ser humano faz sua própria trajetória.
Na antiguidade clássica, ou seja, nas literaturas greco-romanas, o destino era personalizado, era visto como um personagem do nível dos deuses, alguém que já havia traçado a vida dos seres humanos e os levava sempre a cumprir esse enredo.
Na mitologia grega, o destino era determinado pelas Moiras. Na mitologia romana, pelas Parcas. Moiras e parcas, basicamente, são o mesmo mito mas com nomes diferentes. Elas são três irmãs que poderiam influenciar a vida de mortais e também de imortais. Eram elas as responsáveis por fabricar e tecer o fio da vida de cada um. Quando esta vida chegava ao final, elas eram as responsáveis por cortar o fio.
As Moiras pertencem à primeira geração divina, chamada de geração dos deuses primordiais. Por isso, tinham autonomia sobre a vida dos deuses que vieram após elas.
Os romanos, além de terem as Parcas, tinham também a deusa fortuna, que seria o bom destino, a boa sorte.
Há algumas expressões criadas com a palavra destino, como “sem destino” e “dono(a) de seu próprio destino”.
A primeira expressão descreve algo ou alguém que vive ao acaso, sem rumo, sem um objetivo. Já a segunda, é utilizada para descrever uma pessoa que é capaz de controlar o seu próprio futuro.
Destino Manifesto é uma expressão utilizada para identificar uma espécie de filosofia ou de mentalidade. O pensamento Destino Manifesto foi bastante importante pois, no século XIX, foi essa ideologia que motivou a expansão dos Estados Unidos da América.
A ideologia Destino Manifesto prega que é o destino quem determinou que os Estados Unidos deveriam aumentar seu território e, assim, conquistar cada vez mais poder. Foi assim que o país conquistou o Texas, tomando-o do México, por exemplo. Assim, muitos outros estados foram conquistados: alguns de maneira diplomática, através da compra; outros, por meio de revoltas e conflito armado
O destino manifesto foi bastante utilizado como uma forma de justificar e de legitimar a supremacia que os Estados Unidos buscavam para si. Como resultado, o país alcançou grande poder político e financeiro, em alguns momentos sendo chamado de “o xerife do mundo”.
Ainda hoje muitos americanos possuem a filosofia do destino manifesto.
O significado de Destino está na categoria Significados