Destarte é um termo erudito, raramente usado de forma corrente na língua portuguesa. Seu significado é o mesmo de termos como: desta maneira, assim sendo, isto posto, diante disso, consequentemente, deste modo, do mesmo modo.
A palavra destarte forma-se com a junção dos termos desta e arte e tem como função fazer a ligação entre duas orações demonstrando que há uma relação de causa e efeito entre elas.
Assim, além de um advérbio, por estabelecer uma conexão entre duas frases numa relação que manifesta consequência, resumo ou conclusão, destarte é também uma conjunção coordenativa conclusiva.
Apesar de ser uma palavra erudita que raramente aparece na linguagem coloquial ou nas formas escritas mais populares e convencionais, destarte é amplamente usada no âmbito jurídico, em documentos oficiais e em textos de outras épocas como obras literárias por exemplo.
Para exemplificar a utilização de destarte em uma frase, podemos citar: “A apresentação do pianista foi a que mais emocionou o público nesta noite, destarte o prêmio de campeão do festival deve ficar com ele”.
Dessarte e destarte são sinônimos. Entretanto, diferem-se entre si pela regra que estabelece seu uso correto. A mesma regra que vale para os pronomes demonstrativos “esse” e “este” vale para a utilização de dessarte e destarte no idioma português.
Assim, de acordo com as normas da língua portuguesa o advérbio “destarte” deve ser usado quando a intenção for a de introduzir uma ideia nova na oração, algo que ainda não havia sido mencionado; já “dessarte” deve aparecer quando a intenção é fazer referência há alguma coisa que já havia aparecido na oração, algo já mencionado anteriormente.
O significado de Destarte está na categoria Significados