Desinfecção é um substantivo feminino de língua portuguesa. A palavra desinfecção é composta por justaposição pelo prefixo des- somado à palavra infecção. O prefixo des- tem a ideia de oposição. Já a palavra infecção surge em língua portuguesa a partir do latim infectio, vindo do verbo inficere, que quer dizer sujar ou contaminar.
O significado literal de desinfecção é a ação ou o processo de desinfectar alguma pessoa ou alguma coisa ou superfície. A desinfecção possui níveis e, dependendo de seu objetivo e da situação, ela pode ser de baixo, médio ou alto nível.
A palavra desinfecção é largamente utilizada na área médica. A desinfecção, neste caso, objetiva suprimir o risco de contágio de pacientes e objetos hospitalares por agentes patogênicos, ou seja, que podem causar doenças. A desinfecção é de extrema importância para garantir a saúde de todos aqueles que trabalham na área médica.
A desinfecção pode ocorrer por meios químicos ou por meios físicos. Os agentes de desinfecção químicos mais utilizados são a creolina, a formalina, o creosol, o lisol, o formaldeído e outros. Já no meio físico, costumam ser utilizados a ignição (conhecida como flambagem), o calor (seja ele seco ou úmido), os raios solares, os raios-gama e outros.
Embora seja de conhecimento popular que a desinfecção é um processo que elimina todos os micro-organismos patogênicos, isso nem sempre é verdade. Nem sempre uma desinfecção elimina os patogênicos. Muitas vezes, ela apenas impede que o objeto seja infectado.
A palavra desinfecção costuma estar relacionada à antissepsia e à esterilização.
A antissepsia – ou assepsia – é a desinfecção de tecidos vivos, realizada por meio de antissépticos. É chamada de assepsia a desinfecção que cirurgiões performam em suas mãos e antebraços antes de entrar na sala de cirurgia. Também deve ocorrer a desinfecção dos instrumentos cirúrgicos, chamada de esterilização.
A esterilização, por sua vez, é a desinfecção da superfície ou do interior de algum objeto ou de algum ambiente.
A assepsia é uma das maneiras de desinfecção externa. Não existem meios de desinfecção interna, pois o corpo humano é composto por diversas bactérias que fazem bem à saúde, ou seja, uma desinfecção interna mataria a pessoa, pois mataria todas as suas bactérias. O que pode ser feito é um tratamento específico, focalizado em determinado agente patogênico. Quando a pessoa possui uma doença contagiosa, ela deve tomar os remédios prescritos por um médico e evadir o contato com outros indivíduos, para evitar o contágio. Dependendo do grau da doença, o local no qual ela ficou – sua casa ou o quarto do hospital – precisa ser desinfectado para evitar que outras pessoas peguem aquela doença.
A água é vital para a vida humana. Uma pessoa que não ingere diariamente a quantidade de água da qual seu corpo precisa pode estar correndo riscos de saúde. Porém, nem todas as áreas do mundo possuem água encanada, saneamento básico ou água mineral e, assim, a população se contamina, fica doente e até mesmo morre por causa da água que bebeu.
A água é um direito básico do ser humano e cabe ao povo lutar para que tenha acesso à água limpa.
Deve-se, portanto, buscar a desinfecção da água. Alguns dos mais comuns processos de desinfecção de água são a ozonização, a cloração, a desinfecção por raios ultravioletas, a desinfecção térmica e a desinfecção por dióxido de cloro.
O significado de Desinfecção está na categoria Significados