A correta definição para desenvolvimento sustentável é estabelecer meios de atender as necessidades do mundo atual mantendo condições de atender também as necessidades futuras, sem esgotar os recursos oferecidos pelo planeta.
Desenvolvimento sustentável, expressão que foi descrita pela primeira vez no Relatório Brundtland, da Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, órgão da Organização das Nações Unidas (ONU), descreve as medidas instituídas para satisfazer as necessidades da população, mantendo condições e normas ecológicas que não prejudiquem o futuro da população e do planeta.
As condições estabelecidas como regras contemplam três principais vertentes: econômica, ecológica e social, que devem ser levadas em consideração em qualquer empreendimento, definindo que o desenvolvimento sustentável só pode ser alcançado por meio de planejamento estratégico, tornando consciente a toda a população que nossos recursos naturais não são ilimitados, devendo ser utilizados de uma forma adequada e racional, não só pensando na prosperidade econômica de grupos privilegiados, mas mantendo condições para que toda a população consiga sobreviver num meio ambiente propício e com a garantia de sobrevivência de todos.
O desenvolvimento sustentável, infelizmente, entra em conflito nos tempos atuais com as medidas tomadas por alguns países, que não respeitam as normas ecológicas, utilizando de forma irresponsável os recursos de seu território e gerando condições que irão se refletir, no futuro, sobre o meio ambiente e até a saúde os indivíduos.
O desenvolvimento, em muitos países, hoje ainda é confundido com crescimento econômico, e esse crescimento vai depender de um consumo sempre crescente de energia e exploração de recursos naturais, de minerais, de rios, de extrativismo descontrolado. Trata-se de um tipo de desenvolvimento que se mostra insustentável para o futuro, gerando um poderio que não poderá ser mantido pelas futuras gerações.
Para um desenvolvimento sustentável é necessário que tanto dirigentes políticos quanto empresários criem consciência que é necessário buscar mais qualidade que quantidade, desenvolvendo meios de reutilização e reciclagem e reduzindo a utilização de matérias primas extraídas do ambiente.
O Brasil, considerado hoje entre as futuras potências mundiais, é um país que ainda não conseguiu alcançar níveis de desenvolvimento sustentável, embora tenha evoluído em alguns aspectos.
No longo caminho que ainda precisa percorrer podemos chamar a atenção para a manutenção dos limites da floresta amazônica, reduzindo o desmatamento; nossas bacias hidrográficas, com rios cada vez mais poluídos, demandando cada vez mais meios para transformar em água potável e utilizável os dejetos humanos e industriais que esses rios suportam; a utilização de energia renovável e desenvolvimento do potencial ainda desperdiçado, como energia eólica e solar, além de outros meios que nos garantam a sobrevivência futura.
A erradicação da pobreza também é um problema que precisamos enfrentar, reduzindo as desigualdades sociais, investindo principalmente em educação, mudando padrões de produção e consumo, investindo no turismo que é o grande potencial ainda pouco explorado, buscando com isso atingir objetivos que possam manter o desenvolvimento sustentável.
Dentro do contexto de desenvolvimento sustentável é imprescindível a atenção voltada para uma economia verde, isto é, uma economia voltada para a proteção ambiental, com preservação de florestas, rios, ecossistemas, unindo a isso a busca de melhor aproveitando dos recursos naturais, através da reciclagem, da utilização de biocombustíveis, redução de gases do efeito estufa, gestão de resíduos sólidos e, principalmente, educar a população para a observância dos preceitos que possam realmente estabelecer para nosso povo um desenvolvimento sustentável.
O significado de Desenvolvimento Sustentável está na categoria Significados