Demanda é uma palavra feminina que leva ao verbo “demandar” e bastante usada para expressar uma necessidade.
A demanda é a necessidade de algum serviço, produto ou ato que exija um determinado esforço de alguém.
O significado de demanda é uma quantidade de bem ou serviço com preço definido em um mercado que o público ávido por consumo ou em exigência deseja obter.
Desta forma, a demanda é reconhecida como a procura mesmo que não haja o consumo do serviço ou produto que está sendo procurado ou em demanda, pois o cliente pode exercer uma procura por algo mas no final poderá não obtê-lo.
Isso leva ao que é chamado de quantidade demandada, isto é, que é uma quantidade de um bem ou serviço prestado que os cobradores desejam comprar. A quantidade demandada é variante e depende de inúmeros fatores que podem alterar o desejo do consumidor final sobre o produto, um bem ou serviço, entre os fatores estão: O gosto ou a preferência do indivíduo, o tipo de bens adquiridos adicionalmente ou substituídos, e a renda que o consumidor tem disponível.
A demanda então é o desejo ou vontade que está amparada pelo potencial ou capacidade de compra, sendo apenas possível se o consumidor, além de exercer o desejo de comprar, também tiver condições financeiras para satisfazer sua necessidade de comprar o produto.
O elemento que qualifica a procura ou demanda dos bens de consumo são subjetivos, dependendo do meio social e sofre alterações devido à publicidade. Já os elementos que apontam para a quantidade dos bens procurados pelos consumidores dependem do nível de rendimento dos consumidores.
Dependendo da demanda, tem-se uma alteração na oferta, pois a demanda influencia diretamente a oferta. Uma grande prova disso são os produtos sazonais, que tem sua oferta aumentada e diminuída dependendo da uma certa estação ou período do ano, de contrações ou alívios econômicos e também da renda da população entre outros fatores.
Há também um fator muito importante que é chamado de lei da demanda, que implica na resolução de que em condições normais de um mercado, a quantidade da demanda é inversamente proporcional ao preço do bem em questão. Podemos afirmar então que, quando há uma abundancia na produção de um produto é por que houve uma grande diminuição do preço deste produto.
·Inexistente: É quando o consumidor não acha necessário o consumo deste bem.
·Latente: É quando não ocorre a satisfação de um bem, mesmo que exista à demanda e mesmo que haja uma procura.
·Negativa: É quando os consumidores não se sentem correspondidos com o bem em questão, que podem devolver o produto ou rejeitar o serviço. É muito comum o acontecimento desses casos quando ocorrem escândalos.
·Declinante: Como o próprio nome já diz, é um produto que está sofrendo queda em sua demanda, mesmo que tenha chegado ao pico de vendas.
·Plena: É quando a demanda alcança o nível ideal desejado pela organização que vende o produto ou serviço.
·Irregular: É a demanda indicada para produtos sazonais, pois a demanda sendo irregular, a produção deste produto ou serviço deverá ser especifica para seu período de melhor venda.
·Excessiva: Acontece quando a demanda por um tipo de produto ou serviço especifico responde muito bem a capacidade de resposta da empresa, que fica em excesso de demanda, o que fará a empresa não conseguir satisfazer todos os clientes.
O significado de Demanda está na categoria Significados