Significado de Déjà vu


O que é Déjà vu



A sensação de estar vivendo uma situação que já viveu é conhecida como déjà vu. É uma sensação bastante comum, estudos indicam que dois terços das pessoas já tiverem pelo menos um déjà vu na vida. A palavra déjà vu vem do francês e significa “já visto”.

Durante um déjà vu, experiência que, em geral, dura alguns segundos, a pessoa tem a impressão que uma determinada coisa, ação, atitude ou lugar com o qual interage lhe remete a uma memória. O indivíduo tem a sensação de que lembra de algo presente, que acontece diante de si. Tem a impressão de ter na memória algo que nunca viveu.

Para explicar esse fenômeno da memória, psiquiatras, psicólogos e neurocientistas têm vasculhado o cérebro humano tentando explicar o déjà vu, e várias teorias foram criadas. No geral, há um consenso dentro da ciência que entende o déjà vu como um lapso na memória, como uma falha do cérebro que produz a ilusão de reviver uma situação que é inédita. Uma lembrança ou memória de algo ocorrido que, por um erro, fica armazenada direto na memória de longo prazo, no lugar de seguir o trajeto normal, passando pela memória imediata.

Contudo, existem outras vertentes, até religiosas, que também procuraram explicar o déjà vu, nos dando outras explicações. Para o espiritismo, por exemplo, déjà vu não é um fenômeno que acontece no cérebro provocando uma falha na memória. Para essa doutrina, a memória transcende o tempo-espaço assim como nosso espírito que seria capaz de se conectar a realidades invisíveis.

Desse modo, para o espiritismo o déjà vu seria a lembrança de algo vivido numa encarnação passada ou de algo vivido por nosso espírito durante o sono, pois este, de acordo com a doutrina, se desloca para outras dimensões enquanto dormimos. 

O significado de Déjà vu está na categoria Significados

O que você achou deste artigo ?

Déjà vu |