Deferido é uma palavra que vem do verbo deferir. A definição de deferir, por sua vez, é dar um parecer favorável a algum pedido; deferir pode tanto ser um verbo transitivo (quando se concede um parecer favorável a algum pedido) quanto um verbo intransitivo (quando o termo é usado apenas para se referir ao ato de conceder um parecer favorável, sem definição do objeto a que se refere o pedido). Deferido, então, é aquele pedido que foi feito, analisado e concedido, aprovado.
Para que a definição de deferido fique completa, precisamos entrar no campo das instituições em que há diferentes níveis hierárquicos e em que certa burocracia é necessária para assegurar a segurança e a transparência dos processos, como as empresas, por exemplo. Uma solicitação de um subordinado feita por escrito a uma pessoa de nível hierárquico superior é um pedido de deferimento (e normalmente leva ao final o termo: pede deferimento).
Qualquer pedido de deferimento é feito por escrito, enviado ao superior a que se destina (e a quem se faz o pedido), deve ser analisado e pode ser aprovado (deferido) ou não aprovado (indeferido) pelo superior hierárquico a que foi solicitado por escrito.
Apesar da diferença muito pequena (apenas uma letrinha), as palavras diferido e deferido têm significados diferentes, pertencendo a campos semânticos distintos. Diferido vem do verbo diferir, que significa aquilo em que houve diferenciação; o significado de diferido está ligado à diferença; diferido também pode significar aquilo que foi adiado, protelado, não tendo nenhuma relação com pedidos, processos, solicitações, aprovações, concessões...
Só se pode compreender o que é deferido a partir do campo semântico ao qual ele pertence, a área institucional, como já foi dito, porém, mais especificamente a área jurídica.
Muitas vezes, encontramos o termo deferido inserido em decisões judiciais. Algum pedido feito a um juiz, que precisa de aprovação ou concessão, é um pedido que, na linguagem apropriada para esta área, precisa ser deferido.
Um pedido é dito deferido quando a solicitação feita por escrito foi atendida pelo superior hierárquico.
Em algumas decisões judiciais existe a possibilidade de interposição de recurso contra a decisão, ou seja, de tentar obter uma resposta diferente em uma instância superior. Um pedido deferido, mas em que houve pedido de recurso e que aguarda nova decisão numa instância superior, recebe o status de deferido com recurso. O contrário também é válido: um pedido indeferido, enquanto estiver aguardando nova decisão judicial, é chamado de indeferido com recurso.
Qualquer reclamação que chega à justiça, antes que se comece o julgamento propriamente dito, precisa receber a aprovação de um juiz. Não estamos falando de decidir em favor ou contra alguma das partes e, sim, da decisão de acatar aquele processo como válido, de aceitar que o pedido do requerente procede. Somente depois do processo ser deferido pelo juiz é que ele realmente se inicia e pode percorrer todos os caminhos até uma decisão favorável ao requerente ou à parte processada.
O significado de Deferido está na categoria Significados