Dança são movimentos ritmados, geralmente em resposta a uma música, utilizando passos e gestos prescritos ou improvisados.
Apesar disso, para certas culturas o significado da dança pode ser muito mais do que simplesmente uma definição dada por dicionários. Além do ato de movimentar o corpo, em algumas sociedades a dança pode ser parte de costumes aos quais ela é indispensável.
A dança pode significar:
Até mesmo no mundo animal, existe um “dança” que alguns machos fazem para atrair as fêmeas. Este tipo de comportamento animal é chamado popularmente de “dança do acasalamento”.
Porém, apesar de denominar um comportamento animal como dança, o ato de dançar é atribuído somente ao ser humano. Pois, dançar envolve sensações e sentimentos complexos exclusivos do homem.
Mas, o que é dança?
A dança é uma forma de atuação artística que consiste em sequências propositalmente selecionadas do movimento expressivo do corpo. Estes movimentos têm valor estético e simbólico e são reconhecidos como dança por artistas e observadores dentro de uma cultura em particular.
A dança pode ser categorizada e descrita por sua coreografia, por seu repertório de movimentos, pelo seu período histórico ou local de origem.
Apesar de ser uma manifestação artística e/ou cultural, a dança também pode ser uma forma pela qual as pessoas se divertem, comemoram, fazem cerimônias ou rituais.
Deve ser feita uma importante distinção entre os contextos de dança teatral e participativa, embora as duas categorias não estejam completamente separadas. Ambas podem ter funções especiais, sejam elas sociais, cerimonial, competitivo, erótico, arte marcial, sagrada ou litúrgica.
Outras disciplinas do movimento humano também são tidas como dança. Dentre elas estão as artes marciais, a ginástica, a patinação artística, nado sincronizado e muitas outras formas de atletismo.
A dança é tão importante que possui uma data reservada à sua homenagem, é o dia internacional da dança. A data é comemorada no dia 29 de abril.
São chamados de dança de salão os ritmos executados por duas pessoas, ou seja, é dançada por um par. Existem vários ritmos chamados por esse nome, segue uma pequena lista de alguns deles, dentre tradicionais e outros não tão tradicionais:
Geralmente, as danças de salão têm o objetivo de entreter o expectador. Pelo mundo afora, existem vários concursos de dança de salão, tanto anônimos como os que são nacionalmente conhecidos.
Um exemplo é a Dança dos famosos: um concurso de dança promovido por um programa que vai ao ar aos domingos em uma emissora de televisão brasileira.
O concurso consiste na competição entre pares de dançarinos formados por uma pessoa famosa e um profissional de dança. Durante o concurso, os artistas e seus pares devem dançar vários ritmos de dança de salão, além de outros ritmos.
Além disso, também é muito comum pessoas desde jovens até idosas, entrarem na dança de salão para se divertirem ou por questão de saúde, pois é um tipo de exercício físico.
Existem evidências arqueológicas da dança datadas de 9.000 anos de idade através de pinturas nas Grutas de Bhimbetka, localizadas na Índia.
Outra pista dos primórdios da dança é encontrada em pinturas em tumbas egípcias. Elas retratam figuras dançando e são datadas com 3300 anos antes de Cristo.
Estudiosos propõem que, antes da invenção da língua escrita, a dança teria sido uma parte importante dos métodos orais e de desempenho das histórias que passam de geração em geração.
Acredita-se que o uso da dança em estados de transe em rituais de cura, como observado hoje em algumas culturas contemporâneas "primitivas", tenha sido um dos fatores contribuintes para o início do desenvolvimento social da dança.
Referências à dança podem ser encontradas desde muito cedo na história escrita, como é o caso da dança grega (Horos) a qual é mencionada por Platão, Aristóteles, Plutarco e Lucian.
Tanto a Bíblia e o Talmude (livro como os ensinamentos do judaísmo), também se referem a diversos eventos relacionados com a dança, como é o caso da dança do ventre.
Nas Cerâmicas chinesas, grupos de pessoas são retratados em uma linha de mãos dadas. Essas peças são datadas do período neolítico. Na China antiga, a dança primitiva era associada à feitiçaria e a rituais xamânicos.
Durante o milênio que antecedeu o nascimento de cristo, muitos textos foram compostos para tentar codificar os aspectos da vida diária na Índia.
Um texto chamado de Natyashastra Bharata Muni ("o texto de dramaturgia") é um dos livros mais antigos. Ele lida principalmente com o drama, e evidencia o importante papel que a dança tem na cultura indiana.
Este texto divide a dança em quatro categorias: seculares, rituais, abstratas e interpretativas. O texto desenvolve vários gestos de mãos e classifica os movimentos dos membros em várias categorias, e assim por diante.
Até hoje, há uma forte tradição de dança na Índia, onde ela continua tendo um papel cultural, religioso, de entretenimento e até mesmo econômico.
Muitas outras danças contemporâneas, de outras culturas, também podem remeter às danças históricas, tradicionais, cerimoniais e étnicas.
O fato é que a dança é algo que já nasce dentro da gente, dançamos quando nosso corpo está feliz. E fazemos isso desde bebês, pois nosso corpo manifesta a dança espontaneamente. Entrar na dança é muitos simples, basta começarmos a movimentar o corpo e pronto!
O significado de Dança está na categoria Significados