Cyberbullying é uma palavra inglesa que foi importada para a língua portuguesa e manteve sua grafia original. A palavra é formada por duas outras: cyber, que é uma palavra usada para se referir à internet; bully, que é uma palavra que significa “alguém que é cruel com outros”. Assim, o significado de cyberbullying está relacionado a atos de maldade que ocorrem na internet.
Cyberbullying é classificado como uma forma de violência que acontece através da internet.
A prática do Cyberbullying envolve alguém que faz uso do espaço virtual para intimidar, ameaçar ou hostilizar outra pessoa. O cyberbullying costuma ser mais frequente que o bullhying que ocorre presencialmente. Isto se deve ao fato de que a intenet permite o uso de perfis fakes (falsos) para atacar as outras pessoas, assim, quem pratica o cuberbullying acaba tendo a possibilidade de ficar anônimo e não sofrer represálias pelo ato.
São prática de cyberbullying comentários ofensivos ou maldosos, montagens com intenção de denegrir a imagem de outrem e ainda a publicação de fotos íntimas.
Atualmente existem leis anti-cyberbullying, que visam coibir a prátic. Por meio dessas leis, os agressores anônimos podem ser rastreados e, assim, descobertos e processados.
De maneira geral, o cyberbullying é praticado por adolescentes, mas também é comum pessoas adultas se utilizarem do anonimato online para fazer comentários racistas, sexistas, homofóbicos e outros.
O cyberbullying, assim como o bullying presencial, é uma prática que possui consequências na vida da pessoa que o sofre. Podem acontecer distúrbios do sono, transtornos de ansiedade, transtornos alimentares, depressão, dores de cabeça, problemas de estômago, falta de apetite, irritabilidade e pensamentos destrutivos, como a contemplação do suicídio.
Infelizmente, é muito comum que adolescentes acabem desenvolvendo transtornos alimentares como anorexia ou bulimia por causa de pessoas que praticam cyberbullying chamando-os de gordos.
Outros adolescentes acabam sendo levados a práticas como o self-harming, ou seja, praticam auto mutilação em busca do fim da dor e das feridas psicológicas que têm.
Em casos extremos, a vítima acredita estar acuada e ter como única opção o suicídio.
Cyberbully é um filme lançado na televisão e que, em português, chama-se Bullying Virtual. O filme conta a história de uma garota que foi vítima de cuberbullying através de uma rede social. O filme foi lançado nos Estados Unidos em 2011, mas só chegou no Brasil no ano seguinte, em 2012.
O significado de Cyberbullying está na categoria Significados