Curica é um substantivo feminino. O termo tem origem no Tupi ku’ruca, que é uma variedade de papagaio, como será descrito abaixo.
O significado de Curica designa uma pequena ave pertencente à família dos psitacídeos, encontrada na região da Amazônia e também em outros locais da América do Sul.
Curica é um nome, portanto, do âmbito da ornitologia. Seu nome científico é Gypopsitta caica, mas popularmente o animal é muito conhecido como papagainho, papagaio-do-mangue, curau, curuca, papagaio-grego, entre outros. A curica é muito semelhante a um pequeno papagaio, por isso tem esses nomes populares relacionados a ele.
Dependendo da região do país, a curica ainda pode ser chamada de periquito. O canto desta ave tem como aspecto principal o agudo muito alto.
Em termos de características físicas, a curica tem um tamanho de no máximo 23 centímetros, sendo que sua plumagem é predominantemente verde, podendo ter a cabeça com plumagem azul ou mesmo preta, bem como um colar amarelado.
Em algumas regiões do Brasil – especialmente na região Nordeste –, curica também pode ter outro significado: é uma gíria para se referir a empregada doméstica. Conforme o contexto, o termo se transforma negativamente, sendo considerado pejorativo ou jocoso, pois pode indicar uma empregada que é ruim ou de pouco valor.
Outro significado que curica aparece como gíria é designar uma guria, piriguete ou uma mulher enxerida. Pode designar uma mulher do subúrbio que tem comportamento ou aparência rústica.
Ainda nesse contexto, curica pode ser sinônimo de indivíduo pobre.
O significado de Curica está na categoria Significados