Cultura organizacional é um conceito particular de cultura. Entendendo cultura como o conjunto de conceitos e hábitos, normas, crenças, rituais, valores e experiências que são responsáveis por dar uma descrição específica para um determinado grupo.
Neste caso, cultura organizacional é um conceito com foco exclusivamente no mundo dos negócios, como uma empresa, um governo, instituição ou corporação, ou seja, é uma definição em voga dentro de um contexto empresarial.
Podemos assim definir cultura organizacional como a união de regras, hábitos, crenças e valores que, de uma forma ou de outra, são compartilhadas por pessoas e/ou grupos que moldam uma instituição, que por sua vez são capazes de controlar a maneira como eles interagem com seu ambiente e entre si. Ou seja, o comportamento da empresa vai depender do comportamento e de como suas normas são aplicadas por os seus membros.
Cultura organizacional pode ser entendida também como um sistema que permite a todos os indivíduos respeitar certa conduta e seguir certos procedimentos para situações que são gerados no dia a dia de uma organização. Este sistema é composto por regras que são elaboradas e aprovadas na gestão operacional e organizacional, de modo que o cumprimento é obrigatório e respeitado por todos.
Entretanto, esse sistema ou cultura não é escrito ou necessariamente aprovado de maneira formal, são apenas dicas simples que na maioria dos casos são tomadas como padrões.
Cultura Organizacional de uma Empresa
Dentro de uma empresa a cultura organizacional é extremamente útil para identificar os problemas e encontrar soluções de forma rápida, eficaz e eficiente. Com ela você pode criar grupos de trabalho com habilidades semelhantes, a fim de proporcionar um desempenho mais produtivo.
Além disso, ter uma cultura organizacional bem definida permite a uma empresa melhor integrar e aperfeiçoar uma nova equipe, como também a atingir as metas de um empreendimento. Ou, numa fase de contratação, a cultura organizacional ajuda a encontrar o perfil que melhor se adapte às necessidades da empresa.
Características da Cultura Organizacional
Organizações, empresas, instituições são como impressões digitais, nem uma é igual a outra. Cada uma tem sua própria história, seus padrões de comunicação, sistemas e procedimentos, declarações de filosofia, mitos, crenças, valores que constituem a sua cultura.
Algumas têm um ambiente muito dinâmico, outras têm um ambiente de tranquilidade. Algumas têm um perfil mais voltado à gentileza e à simpatia, outras passam a impressão de serem frias e assépticas. Ou seja, cada organização tem um clima organizacional diferente.
Com o tempo a cultura organizacional de uma empresa torna-se conhecida para os funcionários e para o público. Essa cultura foi então perpetuada, porque a organização tende a atrair e reter indivíduos que parecem aceitar seus valores e crenças. Da mesma forma que as pessoas decidem se mudar para as regiões com que mais se identificam ou se adaptem (clima, geografia, oportunidades de trabalho, cultura), assim também funcionários tendem a escolher a cultura organizacional e o ambiente de trabalho preferido.
Uma cultura organizacional geralmente evolui a partir dos exemplos dados por altos executivos que têm muita influência sobre seus subordinados. Evoluem e se consolidam, podendo ser classificadas como cultura organizacional "forte" ou "fraca", dependendo do grau de influência relativa que elas têm sobre o comportamento do empregado.
Existe uma relação positiva entre certa cultura e o desempenho organizacional. Estudos mostram que as características culturais e comportamentais das organizações exercem um efeito mensurável sobre o desempenho de uma empresa.
Medição da Cultura Organizacional
Não é fácil medir de forma sistemática e comparar culturas, mas para o mundo dos negócios é importante tentar. Normalmente, estas medidas são baseadas na análise de histórias, símbolos e rituais para obter algumas pistas.
Para abrir perspectivas e com a finalidade de julgar os valores e crenças de organizações alguns estudiosos utilizam questionários. Em outros casos, o exame das declarações de filosofia corporativa fornece insights sobre a cultura adotada (crenças e valores que a organização declara publicamente). Outro método é a realização de entrevistas diretas com pessoal para descobrir suas percepções da cultura organizacional da companhia.
Contudo, para medir e captar com mais propriedade a essência da cultura organizacional de uma empresa é preciso um mergulho profundo. A Cultura organizacional e um iceberg tem sido comparados no mundo empresarial. O que é visível da cultura de uma empresa é uma parte pequena em comparação ao complexo sistema que está submerso.
Comunicação Organizacional
Para que as organizações consigam criar e gerenciar a cultura organizacional de forma consciente, elas devem ser capazes de se comunicar com o seu pessoal, especialmente com os funcionários recentemente contratados, é a chamada comunicação organizacional.
Os indivíduos geralmente estão mais dispostos a se adaptar a uma cultura organizacional durante os primeiros meses de trabalho, quando querem agradar os outros, desejam ser aceitos, se familiarizar com seu novo ambiente de trabalho.
Socialização é o processo de constantemente transmitir aos funcionários os elementos fundamentais da cultura organizacional.
Para tanto, inclui-se tanto métodos formais, por exemplo, treinamentos na empresa, como de meios informais como a ajuda de um mentor para capturar as atitudes, pensamentos e comportamentos dos funcionários.
Do ponto de vista da organização, é a socialização que imprime nos funcionários suas impressões digitais. Do ponto de vista dos empregados é o processo essencial de aprender as regras que lhes permitem sobreviver e prosperar na empresa.
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