Cultura é uma palavra que, até o Século XVIII, quando aconteceu o movimento conhecido hoje como Iluminismo, a partir da França e espalhando-se pelo mundo conhecido, só tinha o sentido de cultivo. Era a cultura da uva, do trigo e demais cereais. Os filósofos do Iluminismo, no entanto, resolveram considerar a palavra num sentido mais amplo, colocando-a entre as mais importantes do vocabulário, trazendo agora o sentido de civilização, ou seja, o grande complexo que agrupa o conhecimento humano.
A partir daí, cultura passou a também significar conhecimento, costumes, educação, desenvolvimento, comportamento, moral, crenças e bons costumes, tornando-se praticamente um ideal da elite pensadora: quanto mais culto fosse um homem, mais conhecimento ele tinha.
A palavra cultura vem do latim “colere”, que significa “cultivar”. Ainda hoje ela carrega também esse sentido, quando tratamos de agricultura, ou seja, a cultura do solo fértil. Então, nos referimos à cultura do arroz, à cultura do feijão, à cultura da soja e outras.
Também pode trazer outros significados, dependendo de sua colocação nas expressões. Em medicina, por exemplo, podemos ter a cultura de bactérias, que nada mais é a criação de bactérias em laboratório para estudos em busca de curas e vacinas.
Ainda podemos nos referir à cultura particularizando-a para um determinado povo ou região do planeta. A cultura baiana é um modo de vida específico daquele povo, que é diferente da cultura mineira, que por sua vez também não é igual à cultura paulista. Saindo das regiões, podemos entender a cultura espanhola como os costumes daquele povo, ou dos americanos, ou de qualquer outro povo da Terra. A cultura de cada país ou região tem influência direta dos povos que ali habitam há centenas ou mesmo milhares de anos, e vai se adaptando a cada nova geração, acompanhando também as aptidões comuns a cada grupo humano. Um fator que se atualiza independente de qualquer lei: a lei não faz a cultura, mas a cultura tem o poder de criar a lei.
Para os sociológicos a cultura é o conjunto dos hábitos, comportamentos e práticas sociais apreendidos a cada nova geração. O que vem a ser o mesmo fator que citamos acima com relação a povos e países. O que uma geração aprende vai ensinando a outra que, por sua vez, passa esse conhecimento adiante, que foi exatamente o que aconteceu quando o ser humano ainda não tinha a escrita.
A transmissão oral e os exemplos passados pelos mais velhos foram criando os costumes.
Utiliza-se hoje o termo “cultura organizacional” também para definir o conjunto de normas, regras, condições e padrões dentro de uma empresa ou organização. Com a busca da qualidade total, praticamente todas as empresas possuem uma “cultura organizacional” e por ela se direcionam para conseguir maior resultado no mercado financeiro.
A cultura é indispensável no estudo da filosofia, onde deve se mostrar como atitude interior ou síntese do conhecimento, devendo servir para o estudo das manifestações humanas em contraste com a natureza ou o comportamento natural (isto é, fora da sociedade). Deve ser sempre uma posição de argumentação e aperfeiçoamento, levando a justificações satisfatórias que propiciem o debate e a informação.
O espírito cultural, a alma de um povo, é como a cultura é entendida pela antropologia. Trata-se aqui da totalidade de padrões desenvolvidos pelo conhecimento humano, de geração em geração. A cultura de uma comunidade é o estudo básico para se entender o nível cultural dessa comunidade. Suas manifestações e suas maneiras de relacionamento vão dizer em que patamar está essa “alma cultural”.
Quando se desenvolveu o conceito de cultura para o comportamento humano, no século XVIII, houve uma grande diferenciação entre cultura erudita e cultura popular. Ainda hoje podemos ver isso, quando tratamos, por exemplo, de música: existe a música clássica, composta pelos grandes compositores, e a música popular, feita para a grande população.
A cultura popular, atualmente, pode ser dividida em vertentes totalmente separadas. Se por um lado temos o que chamamos de música popular, de arte popular, de artesanato, de danças populares, estamos nos referindo ao que costumeiramente vemos em shows, cinema, televisão, teatro, bailes etc.
Mas também podemos nos referir à cultura popular como folclore (do inglês “folk”, que significa povo, e “lore” que significa conhecimento), ou seja, o conhecimento do povo. E o folclore, como cultura popular vai tratar dos mitos, lendas e costumes de um povo, desde suas raízes, muitas vezes havendo aí fatos e ideias que já não têm mais validade, como é o caso do Saci Pererê em nossa cultura, ou como nossas quermesses, que já não são mais costumeiras, servindo apenas como temas das festas juninas, tão celebradas no passado e hoje restritas a um período de no máximo dois meses por ano, apenas para honrar a tradição.
O significado de Cultura está na categoria Significados