Cuidados paliativos são abordagens ou tratamentos que incluem medidas terapêuticas, intervenções psicoterapêuticas e apoios espirituais a pacientes e seus familiares, perante doenças que ameaçam a continuidade da vida. Constituem uma especialidade no âmbito da medicina.
Os significados dos cuidados paliativos devem avaliar e controlar ao máximo a dor e os demais sintomas de natureza física, social, emocional e espiritual.
Como o termo “paliativo” se refere a algo que não pode curar, mas apenas melhorar os sintomas, ou ainda, disfarçar, ainda há bastante desconhecimento, mesmo entre profissionais da medicina, sobre o real significado de cuidados paliativos e sua importância para a manutenção de uma vida digna para quem sofre com uma doença grave.
A Organização Mundial de Saúde atribui os seguintes significados aos cuidados paliativos:
· Aliviam a dor e outros sintomas angustiantes.
· Afirmam a vida e consideram a morte como um processo natural.
· Não buscam nem acelerar nem adiar a morte.
· Integram os aspectos psicológicos e espirituais no cuidado do paciente.
· Oferecem um sistema de apoio para ajudar os pacientes a viver o mais ativamente possível, até a morte.
· Oferecem um sistema de apoio para ajudar a família a se adaptar durante a doença do paciente e no período de luto.
· Utilizam uma abordagem multidisciplinar para responder às necessidades do paciente e sua família.
· Melhoram a qualidade de vida e seus significados podem influenciar positivamente no tratamento da doença.
· Podem ser prestados na fase inicial da doença, junto a outros tratamentos que podem prolongar a vida, como a quimioterapia ou a radioterapia, e incluem as avaliações necessárias para compreender e tratar melhor os significados das complicações clínicas angustiantes.
No Brasil, a discussão sobre os cuidados paliativos não é recente, data dos anos 1970. Porém, os maiores avanços ocorreram a partir da fundação da Academia Nacional de Cuidados Paliativos, em 2005.
Outro marco foi a inclusão, pelo Conselho Federal de Medicina, em seu novo Código de Ética Médica, dos cuidados paliativos como princípio fundamental.
Os cuidados paliativos em pediatria constituem uma especialidade em si, embora seus significados estejam diretamente relacionados com a assistência paliativa para adultos.
Os cuidados paliativos pediátricos consistem no cuidado ativo total do corpo, da mente e do espírito de crianças portadoras de doenças que ameaçam a continuidade da vida, assim como na prestação de apoio às famílias. O objetivo é proporcionar uma vida ativa e digna aos pacientes pediátricos.
Os cuidados paliativos em pediatria devem começar desde o diagnóstico da doença e prosseguir, independentemente se a criança recebe tratamento específico contra a doença.
O significado de Cuidados Paliativos está na categoria Significados