A cruz é um dos principais símbolos religiosos e um objeto muito comum nas igrejas, principalmente na igreja católica, mas também é muito comum em capelas e cemitérios. Caracteriza-se por duas linhas que se intersetam de maneira perpendicular e possui grandes e importantes significados para os cristãos.
Não existe de forma específica um significado da palavra cruz, pois devido ao fato deste objeto ser muito antigo, as definições são controversas, porém, em sentido figurado, a palavra cruz significa tribulação, agonia, dor, angústia e sofrimento.
O termo cruz na língua portuguesa é originário da palavra latim “cruce”, e gramaticalmente é classificado como interjeição e substantivo feminino, no plural cruzes, e tem como sinônimos: flagelo, mortificação, paixão, pena, sofrimento, tormento e tortura.
A cruz desde tempos remotos vem sendo usada como símbolo em brasões, bandeiras e organizações com diferentes significados. Um bom exemplo é a cruz de malta, que inclusive é símbolo de um clube de futebol brasileiro, o Vasco da Gama. Algumas organizações também têm a cruz como símbolo, como é o caso da cruz vermelha que está presente no mundo inteiro, promovendo o bem-estar das pessoas, protegendo a saúde e prestando solidariedade em países pobres e sem recursos, como também em catástrofes.
Como interjeição, a palavra cruz significa espanto, aversão a algo que aconteceu, que está para acontecer, ou a alguém.
Ao longo do tempo foram surgindo vários tipos de cruz, inclusive em formatos e com significados diferentes. Uma das imagens mais antigas da qual se tem conhecimento é a que representava o deus Tengri na antiga religião tengriismo, porém, o seu formato era igual ao símbolo da adição na matemática, e não comprida como a que está presente no cristianismo.
A cruz grega é outro tipo de cruz com um formato diferente, nela, os dois traços são do mesmo tamanho. A cruz latina é como a que conhecemos, o traço vertical é maior que o horizontal, a cruz de Santo Antônio possui o formato da letra T e a cruz de Santo André, o formato de um X.
A cruz egípcia, ou cruz ansata ou ainda Ankh, era considerada pelos egípcios o símbolo da vida após a morte.
A cruz é um dos símbolos da religião cristã. Segundo a bíblia, Jesus Cristo foi crucificado; uma forma cruel que os romanos usavam para aplicar a pena de morte a indivíduos condenados por crimes graves. A morte de Jesus se tornou o maior marco da religião cristã, através da qual segundo os cristãos, se pode obter a salvação e a vida eterna. Para eles, o significado da cruz é sacrifício, sofrimento, perdão e expiação dos pecados. Ainda segundo a bíblia, após o terceiro dia de sua morte, Jesus voltou à vida, ou seja, ressuscitou. Este período é comemorado em todo o mundo em um evento conhecido como páscoa. A páscoa engloba a preparação, a morte e a ressurreição (volta à vida) de Jesus. Passado alguns anos da morte de Jesus, esta forma de punição foi totalmente abolida pelos romanos, pois era considerada muito cruel.
O significado de Cruz está na categoria Significados