Crônica é uma palavra que origina-se do grego chronos, que significa tempo, mesma origem de cronômetro ou cronologia. Crônica seria então originalmente uma obra que narra fatos históricos obedecendo sua ordem cronológica.
Contudo, hoje, a crônica é um gênero literário muito utilizado nos meios jornalísticos, consistindo em um texto não muito longo geralmente publicado nas colunas dos periódicos, que retratam de forma divertida e inteligente fatos cotidianos, arte, cultura, política, opinião e etc. A primeira vez que uma crônica foi publicada em um jornal teria sido em 1799 no Journal des Débats, periódico que circulava na época em Paris.
As crônicas são assim textos muito pessoais, que mesclam informação, crítica e poesia, para trazer ao leitor uma visão bastante particular que um autor tem sobre determinada questão ou assunto, ao mesmo tempo é um texto muito agradável de se ler que provoca identificação no leitor por geralmente tratar de temas que dizem respeito a todos de forma informal e descontraída.
As crônicas podem ser tanto humorísticas, satíricas e irônicas, como tratar de assuntos sérios, trágicos; podem tanto trazer análises críticas e bem fundamentadas sobre algo como podem falar de forma bem despojada, com linguagem coloquial e sem muito rigor na argumentação; podem ser totalmente inspiradas pela realidade, como também pode ser apresentada em forma de ficção.
As crônicas humorísticas, com um estilo leve e descontraído e seu texto curto são uma excelente opção para pessoas que querem adquirir o hábito da leitura.
Entre os principais escritores brasileiros de crônicas de nossos dias e do passado podemos destacar nomes como: Machado de Assis, Carlos Drummond de Andrade, Millôr Fernandes, Luis Fernando Verissimo, Moacyr Scliar, Rubem Braga, Fernando Sabino, Arnaldo Jabor, Fernando Ernesto Baggio, Carlos Heitor Cony, Mário Prata, Lygia Fagundes Telles, Max Gehringer, Pedro Bial, Leon Eliachar, Martha Medeiros, entre muitos outros.
Especialistas apontam para a existência de pelo menos 9 tipos de crônicas, classificadas de acordo com o seu conteúdo: Crônica Histórica, Crônica Jornalística, Crônica Narrativa, Crônica Narrativo-Descritiva, Crônica Descritiva, Crônica Dissertativa, Crônica Humorística, Crônica Lírica e Crônica Poética.
Na literatura encontramos ainda alguns livros que são classificados como crônicas. E isso se deve ao fato de que essas obras caracterizam-se por narrar acontecimentos em uma ordem cronológica, e esse é o caso de livros como Crônica de uma Morte Anunciada do escritor colombiano Gabriel García Márquez ou Crônica de um Amor Louco do estadunidense Charles Bukowski.
Hoje em dia algumas obras do gênero fantasia apresentadas como crônicas tem feito muito sucesso entre o público em geral, entre essas podemos destacar Crônicas de Gelo e Fogo, Crônicas Saxônicas e Crônicas de Nárnia.
A série de livros As Crônicas de Gelo e Fogo, A Song of Ice and Fire, no original em inglês, é composta por sete volumes, sendo que, desses, cinco já estão disponíveis no mercado. A série foi um grande sucesso de vendas e foi escrita pelo escritor estadunidense George R. R. Martin.
O sucesso foi tal que a partir de As Crônicas de Gelo e Fogo foi criada a série Games of Thrones, exibida na HBO, o que fez com que a série de livros tornasse um sucesso ainda maior.
As Crônicas Saxônicas são também um série de livros dos quais sete já foram lançados no mercado brasileiro e mais um título está para ser lançado. O título original em inglês é The Saxon Stories e a autoria é do escritor inglês Bernard Cornwell.
A série conta a história de Uhtred, um inglês do século IX que foi criado por vikings oriundos da Dinamarca, que quando adulto volta a Inglaterra onde vive diversas aventuras.
Na série As Crônicas de Nárnia, The Chronicles of Narnia, do autor britânico Clive Staples Lewis, temos sete livros do gênero fantasia escritos na década de 50 do século passado, que voltaram a fazer muito sucesso recentemente quando 3 livros da série foram transformados em filmes.
Doenças crônicas são aquelas que afetam a saúde de uma pessoa durante um tempo considerável de sua existência, aquele tipo de doença que age no organismo durante alguns meses ou mesmo durante a vida toda. São exemplos de doenças crônicas: hipertensão, tuberculose, diabetes, anemia, AIDS, Alzheimer, sífilis, cancro, varicela, lepra, gonorreia e etc.
O significado de Crônica está na categoria Significados