Significado de Cromoterapia


O que é Cromoterapia



Cromoterapia é uma palavra que tem derivação grega, utilizando khrôma (cor) e therapeia (ato de curar), tornando-se, assim, o “ato de curar pelas cores”.

O que é Cromoterapia?

A cromoterapia é uma prática de cura de doenças que utiliza as cores no tratamento. Trata-se de um método utilizado pelo ser humano desde as mais antigas civilizações, tendo sido prática comum no Egito, na Índia, na Grécia e na China. A cura, segundo os adeptos da cromoterapia, se dá com a harmonização do corpo, atuando desde o nível físico até os mais sutis, como a aura humana.

Esse tratamento, utilizando as cores para curar doenças, segundo os adeptos, restaura o equilíbrio físico e emocional do doente, entendendo que cada cor tem uma vibração toda própria, com uma capacidade específica de terapêutica. Segundo os estudiosos, e entre eles o cientista alemão Johann Wolfgang Von Goethe, o vermelho tem propriedades estimulantes, enquanto o azul acalma e o amarelo traz sensações de alegria. Os efeitos podem ser mais ou menos intensos, e isso irá depender da tonalidade utilizada na cromoterapia.

Na história foram verificados principalmente os escritos do Egito Antigo, quando a cor, através dos raios solares, era utilizada para beneficiar o ser humano. Seus estudos foram comprovados nas outras civilizações, mas a cromoterapia só chegou efetivamente ao Ocidente no século XIX. Atualmente, a cromoterapia está intimamente relacionada com as cores espectrais, ou seja, as sete cores do espectro solar, mas de maneira artificial, utilizando uma lâmpada de 25 watts, que é colocada a 5 centímetros da pele e atuando por um tempo aproximado de 3 minutos em cada região do organismo que precisa ser tratada.

Na verdade, a cromoterapia faz parte da medicina alternativa, tendo muitos críticos entre a comunidade científica, afirmando os mais críticos que se trata apenas de um efeito placebo e que, mesmo não tendo efeito comprovado sobre os problemas orgânicos, pode trazer importante ajuda para a cura de determinados pacientes.

Um grupo que se utiliza da cromoterapia está entre os esotéricos, estando o método inserido em processos como o Feng Sui, a cristalogia e a astrologia, crenças que adotam a cromoterapia como verdade absoluta.

Em termos esotéricos, as sete cores do espectro solar estão ligadas às cores emanadas dos chacras humanos, os centros de energia que acabam influenciando todas as emoções humanas, interferindo com as ações orgânicas.

Conheça as cores do espectro de luz utilizada na cromoterapia e os efeitos que os adeptos admitem que elas provocam no ser humano:

Vermelho

O vermelho é a cor mais poderosa da cromoterapia, sendo necessário precauções com relação à sua utilização, já que o excesso pode provocar ansiedade e nervosismo. O vermelho é responsável por despertar a sexualidade e o erotismo, ativa a circulação sanguínea e estimula o sistema nervoso. A cor vermelha é a representação do chacra básico, ligado ao baixo ventre e comanda a coluna vertebral.

Laranja

A cor laranja é antidepressiva, fazendo com que o corpo tenha rejuvenescimento, melhorando o metabolismo e o sistema digestivo. Por ser uma cor alegre, também atua sobre a pressão sanguínea. Nos chacras, o laranja é relacionado ao chacra umbilical, comandando ações relacionadas com a vida sexual. No âmbito mental, ajuda no processo de tomar decisões.

Amarelo

O amarelo influencia diretamente o chacra do plexo solar, que atua rege o estômago, correspondendo ao poder pessoal e à satisfação. Sua área de atuação no organismo corresponde aos olhos, ouvidos, aos tecidos internos e aos ossos. Por ser uma cor inspiradora, o amarelo pode provocar distrações e perda de foco, mas influencia o dinamismo e a capacidade de expressão.

Verde

O verde lembra a natureza, o equilíbrio, a saúde e, portanto, traz tranquilidade ao ser humano. Sua área de atuação está diretamente ligada às dores de cabeça e insônia, agindo também sobre os problemas cardíacos, já que está relacionada ao chacra cardíaco, comandando o coração e o sistema circulatório.

Azul

O azul tem sua correspondência no chacra laríngeo, atuando sobre o sistema respiratório e fazendo a gestão da expressão verbal. Trata-se de uma cor relaxando, trazendo paz e serenidade na cromoterapia, promovendo a meditação. Tem função analgésica, ajudando também a baixar a pressão arterial.

Índigo

O índico é o regente do chacra frontal, localizado no centro da testa, simbolizando a terceira visão e controlando o sistema nervoso. A cor representa a intuição e a compreensão que o ser humano precisa ter com seus semelhantes. Sua atuação no organismo é a purificação do sangue, tendo efeito coagulante e anestésico.

Violeta

No corpo humano, a cor violeta representa o chacra coronário, localizado no centro do crânio e que está relacionado à concentração e à espiritualidade. É uma cor que traz estabilidade e paz de consciência, promovendo a concentração e a autoestima. Acalma os nervos e os músculos do corpo, eliminando também as inflamações e infecções.

O significado de Cromoterapia está na categoria Significados

O que você achou deste artigo ?

Cromoterapia |