Crivo é classificado na gramática portuguesa como um substantivo feminino e que define vários objetos que têm uma espécie de peneira. Como é uma variação do verbo crivar é o mesmo que furo, constelo, transpasso, encho e cravejo.
Como é bastante empregado em diversos campos e situações, o significado de crivo pode sofrer variações, embora a maioria acabe tendo certa semelhança. Quando se refere a uma peneira, diz-se que é para separar os diversos elementos presentes como pedras, fragmentos e migalhas.
É também um coador de filtro metálico como uma espécie de grelha de metal que é inserida em algumas casas, e contém um visor que protege quem observa alguma coisa da parte exterior sem ser visto.
Nas artes gráficas, o crivo é um tipo de colher vazada que serve para separar a sujeira presente na liga de chumbo. No artesanato, é um tipo de bordado de origem açoriana que veio para o Brasil por volta do século XVII e logo se tornou popular devido à versatilidade que facilita a criação de vários modelos de imagens e padronizações. Também conhecido como bordado labirinto, é caracterizado pelo entrelace dos fios sobre o tecido telado que pode ser desfiado ou não. Assim sendo, o bordado desta técnica pode ser com corte (Crivo) ou sem corte (Falso Crivo).
No sentido figurado, o crivo é empregado para se referir ao ato de furar em vários pontos como, por exemplo, na seguinte frase: “O corpo do rapaz foi encontrado crivado de balas”. Também pode se referir à unidade de um cigarro como, neste caso: “O senhor poderia me dar um crivo aí?”.
Teoria dos Crivos são o conjunto de técnicas e métodos gerais presentes na teoria dos números que nasceram com o intuito de contar ou estimar o tamanho de um conjunto dos números inteiros. Os métodos mais conhecidos são: o crivo de Eratóstenes e o crivo de Legendre. Ambos são considerados simples em sua aplicação.
O significado de Crivo está na categoria Significados