Cretino é um adjetivo e um substantivo masculino. A palavra vem do Francês crétin, que significa “indivíduo com retardo mental e deformado”, que vem de um dialeto dos Alpes (sem nome conhecido) crestin, do Latim christianus, que significa “cristão”.
O significado de Cretino é, como um adjetivo, utilizado para indicar uma pessoa que possui alguma incapacidade mental, ou seja, é um indivíduo que convive com alguma deficiência ou perturbação patológica que afeta o aprendizado.
De maneira informal, uma pessoa cretina é aquela que demonstra uma maneira de agir que imita essa perturbação patológica, sendo uma pessoa que age de modo desrespeitoso, inconveniente e de forma atrevida – por isso, cretino, nesses casos, vira sinônimo de imbecil ou idiota.
Por exemplo: “Que adolescentes cretinos! Eles estão imitando aquele garoto deficiente!”
Essa última definição é popularmente conhecida no Brasil.
No sentido pejorativo, um cretino é aquela pessoa cínica, manipuladora e trapaceira. Esse indivíduo sente prazer em prejudicar qualquer outra pessoa, tendo ou não relações com elas – ou seja, conhecendo-as ou não.
Um cretino, dentro deste contexto, se torna uma pessoa sem caráter, medíocre, que é egoísta – não pensa nos demais e não se preocupa com mais ninguém – e que pratica traições e desobedece qualquer atitude considerada digna.
Cretino, analisando-se como um substantivo masculino, é descrito como a pessoa que não tem muita inteligência, sendo este um sentido figurado. Juntamente nesse caso, pode designar a pessoa que é inconveniente, estúpido.
O significado de Cretino está na categoria Significados