Cretáceo é um substantivo masculino. O termo vem do Latim cretaceus, que significa “relativo a giz ou argila”.
O significado de Cretáceo é um período geológico da Era Mesozoica, compreendido há cerca de 145 e 65 milhões de anos, caracterizado pela expansão da fauna e flora e a dominação completa dos dinossauros no planeta.
Além do período Cretáceo, a Era Mesozoica é constituída de outros dois períodos: o Triássico e o Jurássico. O Cretáceo, na realidade, é considerado o fim da Era Mesozoica e início da Era Cenozoica.
O Período Cretáceo também foi marcado por intensos movimentos das placas tectônicas, por conta da separação do imenso continente denominado Pangeia em dois megacontinentes (dois blocos imensos de superfície terrestre): Gondwana e Laurásia. Neste período em questão, o intenso movimento das placas esteve relacionado especialmente àquelas ligadas a fragmentação do Gondwana.
Nos continentes, este período era dominado pelos répteis – várias espécies de dinossauros –, porém a flora começou a mudar, dando surgimento e rápido florescimento de uma grande quantidade de flores e frutos (as angiospermas).
O clima médio do planta se amenizou no decorrer do Período Cretáceo, tornando-se semelhante a um clima temperado tropical. Nesse tempo, as florestas ficaram mais intensas e constantes, dando maior riqueza na biodiversidade da flora.
Foi no final do Cretáceo que uma forte crise biótica aconteceu, ocorrendo uma extinção de diversos grupos dominantes durante a Era Mesozoica. Grupos de microrganismos, invertebrados e os vertebrados, especialmente os dinossauros, foram os mais atingidos. Com essas extinções, muitos ambientes permaneceram desocupados, dando liberdade para os mamíferos – que viviam à sombra dos dinossauros – ocuparem estes ambientes.
Cabe frisar que o Período Cretáceo é dividido ainda em dois principais períodos.
O Cretáceo Inferior dá início ao Período Cretáceo (entre 145 a 100 milhões de anos atrás), com particularidades.
Ou seja, o Cretáceo Inferior foi marcado pelas características geológicas e flora.
No Brasil, o Período Cretáceo Inferior se destaca pela Formação de Santana, localizada no Ceará, onde possui inúmeros fósseis de peixes e pterossauros.
Já o Cretáceo Superior marca o fim do Período Cretáceo e o adeus aos dinossauros, entre 100 e 65 milhões de ano atrás.
No Cretáceo Superior, ocorreu uma crise que provocou a extinção de cerca de 50% das espécies que viviam no planeta naquela época. De acordo com os estudiosos, o impacto de um grande meteoro foi o causador desta avassaladora destruição e alterações no planeta.
Já outras teorias insinuam que a crise biótica foi causada pelo aumento das atividades vulcânicas.
Independentemente, este foi o fim dos dinossauros e o passo para a nova era, a Cenozoica.
Até hoje, os dinossauros foram os maiores animais que já existiram na face da Terra e os maiores predadores da Era Mesozoica.
O significado de Cretáceo está na categoria Significados