Crente significa “que crê”, “que acredita”, “que foi persuadido”. Esta palavra possui sua origem no latim, especificamente do termo credens.
O termo crente é classificado gramaticalmente como adjetivo de dois gêneros e substantivo de dois gêneros, porém, sua classificação específica depende da colocação na frase. No plural crentes, e tem como sinônimos os termos piedoso e religioso.
O significado de crente está intimamente ligado à religiosidade. Uma pessoa que crê no que a religião escolhida por ela ensina, é chamado de crente. Porém, crente também possui outros significados, como por exemplo, aquele que é adepto da religião muçulmana. No Brasil, uma pessoa que se declara crente ou pertencente a uma igreja denominada evangélica é chamado também de protestante, principalmente pelos adeptos da religião católica. Essa concepção de que toda pessoa que professa a sua fé em Jesus em uma igreja que não a católica é protestante, não é correta, pois nem todas as igrejas evangélicas tiveram início no período da reforma protestante.
Uma pessoa que crê de forma ingênua, de maneira equivocada, ou cria grande expectativa em torno de algo cujas probabilidades de se realizar são mínimas, é chamado de crente. Crente também é aquele indivíduo que acredita em tudo que lhe é dito ou em todas as pessoas.
No âmbito religioso, crente é todo aquele que crê em Deus e na Bíblia. Neste caso, a palavra está relacionada ainda ao termo cristão. O significado da palavra cristão é: crédulo, convicto, convencido, persuadido, estando estes significados ligados ao primeiro termo.
O significado de Crente está na categoria Significados