Cravo é uma flor que possui um aroma característico e geralmente é encontrada na natureza nas cores vermelha ou branca, apesar de existir em outras cores também. As pétalas possuem um formato que dão a impressão de que foram recortadas e estão presentes em grande abundância na flor.
A espécie que produz a flor de cravo é o craveiro, uma planta pertencente à família das Caryophyllaceae, do gênero das Dianthus, e seu nome científico é Dianthus Caryophillus, e atinge cerca de um metro de altura.
Existem mais de 300 espécies de craveiros, porém a maioria são espécies híbridas. O perfume que exala dos cravos, servem de inspiração e alguns desses aromas são usados para a fabricação de perfumes.
O cravo é proveniente do continente asiático, mais especificamente do extremo oriente. Na mitologia grega, o cravo é comparado a Zeus devido à sua beleza e características, e na mitologia romana é chamada de flor de júpiter, deus que corresponde à mesma posição de Zeus.
A palavra cravos possui ainda vários outros significados, como: obstrução sebácea que provoca pontos escuros na pele; no sentido histórico era o nome dado aos pregos usados na crucificação de pessoas; cravos também é o nome dos pregos que fixam a ferradura; na botânica, as flores dos cravos são utilizadas como tempero e levam o nome de cravo-da-índia; na música é utilizada para nomear um antigo instrumento precursor do piano e que possui teclas e cordas.
Para cultivar flores cravos, alguns cuidados específicos devem ser observados para o sucesso do cultivo; o solo deve ser quente, com bastante adubo e pouca umidade, mas em geral é uma flor muito fácil de cultivar. O cravo apresenta uma grande variedade de cores e sua altura varia de acordo com a espécie.
Existem cravos brancos, vermelhos, cor de rosa, roxos e amarelos, sendo que cada um deles tem significados próprios e grande simbologia mitológica. É costume dos noivos, por exemplo, usar um cravo na lapela de suas vestes no dia do casamento.
O cravo vem sendo usado por diversas gerações como símbolo de fidelidade, costume iniciado na época do renascimento. Nos dias de hoje significa amor, boa sorte, inocência, dentre outros, a depender de sua cor.
Oferecer cravos brancos significa amor puro e inocência. Por ser uma flor adorável e doce acredita-se que ao presentear a pessoa amada com um cravo branco, este lhe traz boa sorte.
Oferecer cravos vermelhos significa amor puro e vivo. Dar um cravo vermelho a alguém, quer dizer que quem a ofereceu vive para a pessoa amada e a admira.
Oferecer cravos cor de rosa significa amor ou amizade que nunca se esquece. É costume presentear com um cravo cor de rosa àquela pessoa marcante com o intuito de dizer que ela é inesquecível.
Cravos roxos: significa solidão.
Oferecer cravos amarelos significa desapontamento. Indica para a pessoa que a recebe que ela agiu de forma decepcionante.
De uma forma geral, o significado de cravo está associado à boa sorte, amor, amizade e inocência.
A flor de cravo vermelha é até hoje símbolo da revolução dos cravos ocorrida em Portugal no ano de 1974, episódio comemorado até hoje e conhecido como o dia da liberdade. O cravo também tem um importante lugar de destaque na comemoração do dia das mães; destaque este, dado por Anna Jarvis criadora da data nos Estados Unidos. Segundo ela, o cravo rosa é o símbolo das mães que estão vivas, e o cravo branco, o símbolo das mães que já não existem mais.
Cravo-da-india
Esta é uma espécie nativa da Indonésia, mais conhecida como cravinho. Na época do descobrimento, o cravo-da-india era um dos produtos mais rentáveis do período. Até hoje a sua flor é utilizada como tempero e depois de seco como matéria prima de remédios. O óleo extraído da planta é utilizado pelos dentistas pelo fato de possuir propriedades antissépticas.
Cravo e canela
Jorge Amado, escritor baiano muito conhecido por suas obras, escreveu em 1958 o famoso romance Gabriela cravo e canela, cujo enredo se desenrola na cidade de Ilhéus no estado da Bahia.
Cravo Instrumento musical
Cravo também é um nome utilizado para se referir a um antigo instrumento musical composto por cordas e teclas e possuía o formato de asas de pássaro. O instrumento teve seu age nos séculos XVI e XVIII, sendo substituído ainda no século XVIII pelo piano.
O significado de Cravo está na categoria Significados