Crachá é um substantivo masculino. O termo vem do Francês crachat, que por sua vez, vem de cracher, que significa “escarrar”, do Latim craccare, que é uma onomatopeia, provavelmente derivada do Germânico.
O significado de Crachá é uma pequena placa identificativa ou um cartão em que há a inserção dos dados pessoais de uma determinada pessoa, sendo que esta normalmente está presente em conferências, convenções e até mesmo dentro de uma empresa.
Por exemplo:
“Ao chegar pela manhã, você terá seu crachá e uniforme.”
“Lembrarei do nome que vi no crachá daquele funcionário para fazer uma reclamação do péssimo atendimento.”
“Crachá com foto é um requisito atual na nossa empresa. Preciso tirar uma foto sua para este fim.”
Geralmente, o crachá vem anexado à roupa (com o auxílio de um gancho) ou mesmo pendurado no pescoço por meio de um cordão, para que seja de fácil leitura e identificação. O crachá irá apresentar o nome da pessoa, assim como dados específicos, tais como função ou cargo dentro de uma organização, logotipo e nome da empresa.
Além das empresas, outros focos potenciais do uso de crachá são as escolas, igrejas, clubes e outras entidades.
Tomando como exemplo as empresas, pode-se destacar que este item identificativo possui algumas vantagens:
Por exemplo, em congressos de curta duração exigem a identificação via crachá dos funcionários temporários, pois estes são necessários para orientar visitantes.
Os crachás, portanto, possuem diferentes modelos, dependendo de sua finalidade. De maneira geral, o material empregado para fabricação é o PVC – mas isso também varia conforme a empresa especializada neste processo.
Na área militar, o crachá é definido como uma insígnia, elemento identificativo que distingue um determinado indivíduo que possui uma condecoração.
Na área policial, o crachá é o equivalente ao distintivo, este servindo de propósito para identificar o agente.
Na língua inglesa, crachá é traduzido como badge ou ainda como name tag.
O significado de Crachá está na categoria Significados