Costumes é uma palavra do dicionário brasileiro usada para caracterizar ações consideradas como regras sociais a partir da pratica repetitiva das mesmas.
Como essas ações são repetidas de várias vezes em uma execução prolongada, elas acabam por se transformar em um tipo de obrigação, pois pensando pelo ponto de vista social, algo que acontece repetidas vezes da mesma forma acaba por ser uma obrigação.
Costumes podem ser entendido como os hábitos que fazemos no dia a dia durante muito tempo que, ao decorrer do tempo, acabamos por tornar a prática dessa ação algo comum, que acaba por se realizar na nossa forma de viver e vira uma cultura social.
Independentemente do tipo de sociedade, região e cultura, nós teremos costumes variados que podem influenciar no estilo de vida de cada cidadão de forma coletiva ou de forma individual, já que o ser humano é um ser subjetivo.
A forma usada para entender de onde vem um certo tipo de costume é o estudo sociológico e antropológico de um grupo em determinada região. Com o estudo exato da vida social dos indivíduos desse grupo podemos entender de onde vem determinados costumes praticados por essas pessoas.
Sendo assim, os costumes podem se tornar diferentes e sua aplicabilidade dependendo da cultura local de cada região. Como exemplo básico para se entender isso, podemos confirmar que os costumes dos europeus são diferentes dos costumes indígenas, que por sua vez são diferentes dos costumes africanos.
Esses grupos e sociedades de diferentes costumes também apresentam crenças e ideais morais e éticos que se diferem e isso acarreta uma resposta diferente para cada grupo quando estão diante de uma situação que é igual para todos, isto é, mesmo enfrentando a mesma situação, cada grupo, devido às suas crenças, ideais morais e éticos diferentes, aplicam uma resposta diferente de acordo com o seu costume.
Seguindo a delimitação certa do conceito dos costumes, ele possui dois principais elementos conhecidos como corpos e o animus. O corpos está ligado ao caráter material, isto é, a forma repetida generalizada da constante prática social. O animus se refere ao psicológico, quando as pessoas inseridas em um determinado grupo, que começa a perceber a prática social como uma forma de obrigação ou necessidade indispensável para que a sociedade funcione corretamente.
No direito, os costumes são entendidos como ordens sociais racionais e contemporâneas, que tem sua aplicabilidade como fonte da criação, início de algumas leis que pautam a conduta de uma determinada sociedade.
Dentro disso, devemos diferir o chamado direito consuetudinário, que é aquele direito que se constitui a partir dos costumes.
A criação, desenvolvimento e aplicabilidade dos os costumes típicos é de responsabilidade dos valores sociais. Os valores normalmente têm base nas crenças que foram escolhidas pelos seus povos. A moral que é aceita e que é praticada por uma determinada sociedade faz parte dos valores sociais.
Desta forma, podemos caracterizar o costume como maleável de acordo com a região, sociedade, crença e moral dos indivíduos que são o alvo e ação do costume. Sendo vista ou não, como forma de obrigação ou necessidade, os costumes estão presentes de formas variadas em vários locais e em várias sociedades que, devido à subjetividade humana, são produzidos e repetidos de fórmulas positivas e negativas, mas sempre de forma diferenciada.
O significado de Costumes está na categoria Significados