Significado de Cosmos


O que é Cosmos



Cosmos é o termo plural de cosmo, que é um substantivo masculino. O termo vem do Grego antigo kosmós, que tinha como significado inicial “ordem, organização, disciplina”. Atualmente, esta palavra grega abrange a “ordem do Universo”.

O significado de Cosmos é o universo em seu todo, ou seja, é tudo aquilo que existe, se organiza, que é composto por matéria e energia.

Cosmo designa a estrutura universal – tudo deste Universo organizado e integrado, desde o microcosmo até o macrocosmo. Para a Filosofia, o microcosmo se refere “pequeno mundo”, ou seja, o próprio homem, enquanto que o macrocosmo se refere ao “grande mundo”.

Para a área da Física, o microcosmo é o mundo do átomo. Já o macrocosmo é o mundo dos corpos celestes, bem como do universo e das galáxias.

A primeira vez que a palavra cosmo foi usada foi através de Pitágoras, filósofo grego, que referenciou o Universo.

A Cosmologia é o estudo do cosmo, a estrutura do Universo, a começar pelas estrelas até chegar às partículas subatômicas. Esta ciência busca a origem do Universo, utilizando sua estrutura, evolução e composição para encontrar respostas.

Para Carl Sagan, renomado astrônomo, o cosmo é “tudo o que já foi, tudo o que é e tudo que será”.

No sentido figurado, cosmo pode ser interpretado como a reunião de coisas que estão muito bem organizadas.

Cosmos: Uma Viagem Pessoal foi uma minissérie dos anos 80, apresentada por Carl Sagan. Esta série tratou de diversos assuntos científicos, desde a origem da vida até o futuro da humanidade. Uma atualização desta minissérie surgiu com a apresentação de Neil deGrasse Tyson, divulgador científico e astrofísico americano.

O significado de Cosmos está na categoria Significados

O que você achou deste artigo ?

Cosmos |