Significado de Cortina de Ferro


O que é Cortina de Ferro



Cortina de Ferro é uma expressão.

O significado de Cortina de ferro faz referência à divisão da Europa em duas partes: a Europa Oriental e Europa Ocidental, onde a primeira estava sob controle da União Soviética, enquanto a segunda era influenciada pelos Estados Unidos.

A expressão “cortina de ferro”, nesse caso, procurava indicar a divisão entre os países capitalistas e socialistas. O período relacionado a essa divisão econômica e política era justamente a Guerra Fria.

A criação desta expressão é de autoria do político britânico – na época primeiro-ministro – Winston Churchill, durante seu famoso discurso em Fulton (Missouri, Estados Unidos), em março de 1946.

A livre tradução para a Língua Portuguesa do trecho mostra que Churchill disse:

De Estetino, no [mar] Báltico, até Trieste, no [mar] Adriático, uma cortina de ferro desceu sobre o continente. Atrás dessa linha, estão todas as capitais dos antigos Estados da Europa Central e Oriental. Varsóvia, Berlim, Praga, Viena, Budapeste, Belgrado, Bucareste e Sófia; todas essas cidades famosas e suas populações estão no que chamo de esfera soviética, e todas estão sujeitas, de uma forma ou de outra, não somente à influência soviética mas também a um forte, e em certos casos crescente, controle de Moscou”.

O discurso de Churchill demonstra sua preocupação com o governo de Stalin em continuar influenciando os territórios que ele havia libertado durante a Segunda Guerra Mundial e os isolando de forma total da Europa Ocidental.

Stalin foi um grande aliado dos Estados Unidos na luta contra os nazistas, mas Churchill conhecia muito bem os russos e entendia que Stalin iria fazer o máximo para espalhar o comunismo para além de suas fronteiras.

Para Churchill, os países capitalistas deveriam agir com o intuito de barrar a influência da União Soviética por meio de ajuda econômica e militar para os países europeus que não eram ocupados pelo soviéticos.

Um dos exemplos desses países foi a Grécia, quando em seu momento de guerra civil, instaurada por razões geopolíticas, os britânicos foram os responsáveis pela intervenção militar, derrotando assim os partidários do comunismo daquele país.

Os americanos iniciaram o Plano Marshall para atrair os países europeus para o capitalismo, afastando-os do comunismo. Além disso, em 1949, houve a criação da OTAN – Organização do Tratado do Atlântico Norte – que garantiria uma aliança militar entre tais países.

Já a União Soviética (URSS) respondeu essas ações com o Pacto de Varsóvia, durante o ano de 1955, aumentando ainda mais a tensão militar que já existia na Guerra Fria.

Veja também o signficado de Guerra Fria e Muro de Berlim.

O maior medo dos Estados Unidos era justamente a ocupação da Alemanha, país considerado como o maior e mais industrializado de todos durante aquela época. Como a Alemanha havia sido libertada e ocupada, na Segunda Guerra Mundial, pelos Aliados e pela União Soviética, havia uma clara área de atrito entre essas potências.

Dessa forma, o que foi encontrado como solução era basicamente a divisão da Alemanha em quatro zonas de ocupação que iriam garantir as zonas de influência aos países (Estados Unidos, Inglaterra, França e União Soviética).

O resultado foi a divisão entre Alemanha Ocidental – que ficava sob influência americana – e a Alemanha Oriental – que era liderada pela URSS.

Por curiosidade, o Muro de Berlim, construído em 1961, serviu como um símbolo dessa divisão do mundo entre os comunistas e os capitalistas, considerado como um dos maiores pontos de tensão durante todo o período da Guerra Fria.

O significado de Cortina de Ferro está na categoria Significados

O que você achou deste artigo ?

Cortina de Ferro |