Cortejo é uma palavra classificada na gramática portuguesa como um substantivo masculino e que tem como significado o tipo de saudação ou cumprimento especial que um grupo de pessoas realiza em homenagem a alguém ou acontecimento específico.
A palavra cortejo tem sua origem etimológica no italiano corteggio, o qual se refere ao séquito ou grupo de pessoas que acompanham algum tipo de cerimônia. Cortejo em inglês é courtship.
Trata-se de uma comitiva cultural que apresenta as antigas cortes africanas que antecederam a escravidão dos negros, mas que preservam os títulos de nobreza. Caracteriza-se por um estandarte ou bandeira colocado a frente, seguido por uma dama do paço que carrega uma calunga (boneca negra).
Em seguida, há as baianas (Yabás), a corte, rei e rainha dos maracatus. Além da presença das jovens escravas (catirinas) vestidas de chitão e que caminham pelas laterais. O ritmo do desfile é executado pelos batuqueiros.
Um dos maiores representantes desta expressão histórico-cultural é o Maracatu Nação, também conhecido pelo nome de Maracatu de Baque Virado, que é de Pernambuco, cuja tradição é considerado uma das mais antigas. Especula-se que o cortejo mais antigo tenha sido realizado em 1711.
É o tipo de procissão realizada que parte do local do velório (igreja, residência ou capela) até o cemitério em que o defunto será sepultado. O caixão é geralmente transportado em veículos e o seu manuseio é feito aos pares até o túmulo. Faixas, coroas de flores e velas são objetos de adorno. Os participantes acompanham o séquito orando ou em silêncio.
Refere-se às regras para a entrada e saída dos noivos, pais e padrinhos das igrejas onde são celebrados os casamentos. Por se tratar de uma tradição antiga, em alguns lugares as formalidades são preservadas, enquanto em outros há uma abertura para uma realização intimista ou até descontraída.
É um séquito realizado pelo rei, rainha e seus nobres em cerimônias ligadas aos casamentos, eventos históricos ou sociais e despedidas fúnebres.
Cortejo Real é também uma expressão utilizada para se referir ao Rei Momo, Rainha e Princesas do Carnaval.
Cortejo é uma forma encontrada por um indivíduo de demonstrar interesse em uma pessoa que pretende se relacionar; é o passo que antecede ao namoro. Assemelha-se a paquera.
Os sinônimos de cortejo são: