Correria é um substantivo feminino e que tem como significado azáfama, cuja maior característica é a corrida desordenada sem propósito ou objetivo e que geralmente é acompanhada de muita confusão e barulho.
Correria também pode se referir ao modo de se caminhar com maior velocidade semelhante à marcha atlética, onde o esportista anda rapidamente com o intuito de ganhar a prova, mas para isso deve ficar atento para não acabar se excedendo e ao invés de andar, começar a correr.
Em uma correria, todo o corpo de uma pessoa realiza movimentos, embora a base da ação seja exercida pelos pés e pernas. Além disso, um dos sinônimos de correria é incursão, palavra empregada para se referir à invasão de uma área inimiga.
Correria é uma palavra muito empregada na sociedade, de modo geral, para se referir à grande velocidade das coisas, onde as pessoas vivem apressadas, tensas e com muito stress devido à forte pressão em que se encontram, para cumprir as suas tarefas e alcançar metas em menor tempo hábil uma vez que, os prazos são menores.
Por outro lado, a palavra correria pode ser empregada como uma gíria entre bandidos e criminosos para se referir a um roubo e/ou assalto a mão armada. Como palavras antônimas de correria têm-se: lentidão, sem atitude, lerdeza e morto.
Correria é o título de duas músicas brasileiras: uma do rapper paulista Edi Rock que fala sobre a realidade da periferia, e outra que é da dupla sertaneja Milionário e José Rico, onde se mostra o desejo de parar com a correria devido ao cansaço.
“Prefiro viver na roça onde tudo é paz do que viver na correria da cidade grande”;
“Ultimamente não consigo fazer mais nada, minha vida é uma correria sem fim!”;
“Tive um sonho engraçado e nele você me dizia que correria atrás de mim até o fim do mundo”;
“Chega de correria, agora passarei a fazer tudo com mais calma e aposto que será melhor!”;
“De repente, veio aquele vendaval que ninguém esperava. Acabei perdendo minha bolsa no meio daquela correria”.
O significado de Correria está na categoria Significados