Correligionário é uma palavra do dicionário português do Brasil que é classificada gramaticalmente como um adjetivo substantivo masculino. Podemos ver dessa palavra sendo feito de forma constante no meio político, onde os correligionários têm uma função a desempenhar.
É um termo que quer dizer aquele que segue ou compartilha os mesmos ideais ou princípios. Esses princípios e ideais podem ser políticos, religiosos ou filosóficos de um grupo, seita, partido ou de apenas uma pessoa que prega seus ideais.
O significado de correligionário pode ser entendido como um indivíduo que, ao concordar com o ideal de outro, segue-o em busca de fortalecer os laços lógicos desses pensamentos ou ideal. Dessa forma, o grupo ou a pessoa que profere, proclama ou prega uma ideia e é seguido por pessoas que são chamadas de seus correligionários.
O conceito de correligionário é bem simples e fácil de entender, além de ser bastante usado para designar um grupo de indivíduos que segue alguém que proclama suas ideias ou políticos, que pregam seus objetivos, ideais, ideologias e lutas em busca de melhorarias na sociedade e na nação de forma geral.
A palavra correligionário pode ser usada de diversas formas e para mostrar isso podemos examinar a seguinte lista com exemplos:
“Antes os que eram apenas ouvintes se tornaram agora correligionários daquele radialista esportivo”
“Aquele público deve nos seguir, pois futuramente, todos eles deverão se tornar nossos correligionários e concordarem com o que pregamos”
Correligionário é um termo bastante usado no mundo da política, mas que apresenta o seu significado em outros termos, que são os sinônimos de correligionário, são eles:
Entre os antônimos de correligionário podemos mostrar os mais simples, mas que apresentam total oposição de sentido, são eles: