Córrego é um substantivo masculino. O termo vem do Latim corrugum, que significa “canal de água”.
O significado de Córrego se refere a uma pequena passagem de água corrente, ou seja, uma maneira de designar um sulco aberto pelas águas correntes, um regueiro.
O córrego é também chamado de “corpo de água” ou “conduta de água”, pois possui uma dimensão menor do que um riacho. Sendo assim, entende-se que o córrego é um pequeno rio, de pouca profundidade e de pequeno caudal.
A palavra “córrego” pode ainda ser usada como referência a um caminho estreito entre montes ou muros, isto é, como um atalho fundo.
Os córregos são considerados de grande importância, pois são a representação do início de um rio, o que se caracteriza como responsável pelo fluxo de água – nesse caso, eles são fundamentais para a manutenção e existência das bacias hidrográficas, captando a água das chuvas e, em especial, das nascentes.
Em geral, um córrego nasce em áreas mais elevadas e descem o relevo, causando a erosão do solo por onde passa, o que faz com que se forme os caminhos de água.
Em áreas urbanas e rurais, é possível notar que os córregos estão sendo afetados de maneira negativa pelo uso e ocupação dos terrenos, sem que haja um estudo ambiental e geográfico que garanta a sobrevivência e o uso hídrico deste canal. Hoje em dia, as margens dos córregos estão repletas de entulhos, resíduos, agrotóxicos e esgoto, colocando em risco a saúde pública e qualquer biodiversidade existente nele.
Um exemplo a ser citado é a questão da poluição por óleo e esgoto que atinge cerca de 90% dos córregos de Dourados, cidade do Mato Grosso do Sul.
Como regionalismo, o termo córrego é a denominação aos afluentes do rio São Francisco, localizado no estado da Bahia.
Córrego Danta é o nome de uma cidade situada no estado de Minas Gerais.
Córrego Sujo é o nome de um bairro na cidade de Teresópolis, no Rio de Janeiro.
Córrego em inglês pode ser traduzido como stream ou creek.
Os sinônimos de Córrego são: