As cores são percepções visuais que temos quando olhamos para os objetos, que sofrem algum tipo de iluminação, através de uma fonte de luz.
É possível dizer que os objetos não têm cor definida e sim que nós, a partir da visualização dos mesmos, obtemos uma informação de nosso cérebro sobre determinada cor.
A cor que percebemos é definida por fatores naturais ou físicos e está relacionada à fonte de luz sobre o objeto e a reação do mesmo. Quando essa fonte, que possuí todas as cores, atinge determinado objeto, ele reflete de volta as cores, porém aquela que não é refletida de volta é a que nós conseguiremos visualizar, sendo possível dizer que aquela é a cor do objeto.
Estudo das Cores
O estudo da cor abrange várias áreas como pinturas, iluminação, artes gráficas, cinema, arquitetura, etc.
Desde a Grécia antiga diversos pensadores como Platão elaboraram teorias sobre as cores e a natureza da luz, porém foi no século XVII que Isaac Newton conseguiu identificar os espectros da cor e trabalhar em uma teoria de base científica sobre o assunto. Através de diversas experiências com luz branca sobre um prisma, conseguindo identificar todas as cores do arco-íris.
Cores quentes
São aquelas que passam a sensação de calor e são ligadas ao fogo e ao sol. Elas têm como base o vermelho.
Cores frias
São aquelas ligadas a sensação de frio e tranquilidade e tem como base o azul.
Cores Neutras
São aquelas que têm baixo reflexo e são utilizadas para complementar as outras, são elas: branco, cinza, marrom.
Classificação das Cores
As cores são classificadas em primárias, secundárias, terciárias e neutras.
Cores Primárias
São as consideradas cores puras, uma vez que não se formam por nenhuma misturam com as outras cores. São elas: vermelho, amarelo e azul
Cores secundárias
A partir da mistura das cores primárias surgem outras cores que são consideradas secundárias, são elas: roxo, verde e laranja.
Com a mistura do azul com o amarelo surge o verde. A partir da mistura do azul com o vermelho surge o roxo e da mistura do vermelho com o amarelo surge o laranja.
Cores terciárias
Todas as outras cores são chamadas de terciárias e surgem a partir da mistura de uma cor primaria com uma ou duas cores secundárias.
Significado das Cores
As cores podem ter diferentes interpretações nas mais diversas culturas. No caso do ocidente estão ligadas a emoções, mas também tem algumas funcionalidades no dia-a-dia, como, por exemplo, indicar informações e orientações.
Os efeitos psicológicos das cores são muito estudados e acredita-se que cada cor pode trazer diferentes sensações. O azul, por exemplo, poderia acalmar, e até ajudar no controle da pressão sanguínea.
Assim as cores também se tornaram um fator importante nas decorações de ambientes e na publicidade que exploram as sensações para agradar os consumidores.
Descrição das Principais Cores:
Amarelo: integrante das cores primárias. Quando se mistura com o vermelho surge a cor laranja; e com o azul faz surgir o verde.
Vermelho: também integrante das cores primárias. Quando misturado com laranja e amarelo formam as cores quentes. Se misturado com o branco origina a cor rosa em diferentes tonalidades, se misturado com o violeta forma a cor púrpura.
Azul: cor primária classificada como cor fria.
Verde: surge a partir da mistura do amarelo com o azul, por isso é classificado como cor secundária.
Laranja: também cor segundaria, é obtida pela mistura do amarelo com o vermelho.
Violeta: cor secundária obtida da mistura do azul com o vermelho.
Azul Esverdeado: cor terciária produzida da mistura de azul e verde.
Preto: dentro das cores neutras é a que reflete menos luz e absorve calor, pode significar a presença de qualquer cor e a mistura de todas as cores e pigmentos.
Branco: é a ausência de todas as cores. Por refletir quase todas as cores, serve para ressaltar as que estão próximas, é classificado como neutro.
O significado de cores está na categoria Significados