Core business é uma expressão da língua inglesa. Core significa “núcleo” e business significa “negócio”.
O significado de Core business é, conforme sua tradução, “núcleo do negócio”, isto é, é a parte principal ou central de um negócio ou de uma unidade de negócio.
O core business é a ideia básica da empresa que está definida por meio de sua estratégia para o mercado. Isso quer dizer que o core business é a “sacada”, ou melhor dizendo, o ponto forte da organização que deve ser trabalhado, levando em consideração os fatores essenciais, obviamente, tais como os clientes, os produtos, a tecnologia e o próprio mercado.
Core business é, resumidamente, aquilo que a empresa realmente sabe e faz de melhor.
Deve-se frisar que o core business de uma empresa nem sempre será o mesmo que de seu concorrente – isso quer dizer que esta expressão não é sinônima de “ramo de atividade”.
Afinal, a principal finalidade do core business é a seguinte: fazer com que com que a organização saiba onde se focar – é reconhecer onde está sua atividade principal, onde explorar sua maior vantagem competitiva, que se destaque no mercado e priorize a atuação nesta atividade.
Esta é a grande relação entre core business e vantagem competitiva: para destacar-se no mercado e priorizar sua atuação, a empresa define um core business, sabendo que não poderá ter excelência em tudo, tomando controle do processo, focando-se em projetos e comercialização de produtos e serviços e até mesmo terceirizando parte da produção, mas nunca da criação do produto.
São exemplos claros de organizações que realizam core business a Nike (com sua criação priorizada e novos modelos de tênis e na terceirização da execução do produto) e a Apple (na criação e investimento de iPhones e iPads, por exemplo, e na terceirização da fabricação destes).
Qualquer organização pode determinar o core business (como é o caso do core business de uma escola, core business de um restaurante, entre outros exemplos), porém deve-se levar em conta que há dificuldades em alcançar o equilíbrio entre o foco que esta organização pretende alcançar e a amplitude. Ou seja, deve-se tomar cuidado sobre como expandir a empresa sem perder a estratégia, analisando o limite em que esta estratégia pode e deve ser alcançada.
Claramente, este conceito é muito mais aplicável em empresas de negócios, pois estas buscam causar maior diferenciação de suas concorrentes, isto é, se tornarem mais relevantes para o mercado e seus clientes.
O significado de Core Business está na categoria Significados