Cor é a impressão causada nos olhos pela luz solar, que se divide em sensações espectrais de acordo com sua vibração, ou comprimento de onda.
Cor é a impressão que a luz refletida ou absorvida nos corpos, objetos e até mesmo seres vivos, produz nos olhos, sendo percebidas através do seu comprimento de onda pelos nossos cérebros.
A cor natural que vemos, e consideramos como branca, nada mais é do que a união de todas as cores do espectro visível pelo olho humano, composta pelo vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta. O preto é a ausência de qualquer luminosidade, considerando-se, assim, que seja a inexistência de cor, uma vez que, em essência, a cor só pode ser vista como reflexo da luz em qualquer objeto.
Além das cores normais, visualizadas pelo olho humano, ainda temos a infravermelho e a ultravioleta, que não percebemos com nossa capacidade visual, mas que podem ser observadas e analisadas através de equipamentos óticos especiais. Essas cores também podem ser percebidas por alguns animais, como algumas espécies de aves, e insetos, que as utilizam para a busca de alimentos.
A palavra “cor” pode ser aplicada também para outros contextos, podendo se referir à cor do cabelo, à cor dos olhos, ou à cor da pele. Neste caso, especificamente, quando nos referimos a uma “pessoa de cor”, estamos falando de uma pessoa com pele escura, expressão que, diante da generalização da cultura do politicamente correto, é uma expressão que caracteriza preconceito, devendo se utilizar para as pessoas de pele escura como afrodescendentes.
O termo “cor” também pode ser usado em sentido figurado: “ficar sem cor” é falar que uma pessoa está pálida, seja por susto, emoção súbita ou mesmo alguma doença. “Mudar de cor” pode indicar que a pessoa ficou pálida ou que ficou ruborizada, envergonhada com alguma situação.
“Cor” também é uma palavra que faz parte de muitas expressões populares, como por exemplo:
As cores, nas diversas culturas, acabam apresentando significados ligados à impressão que causam nas pessoas. Em nossa cultura ocidental, as cores estão relacionadas com nossas emoções e tomam até algumas funções, como no caso das cores do semáforo, que não necessitam de qualquer explicação.
A decoração utiliza diferentes cores para produzir resultados e efeitos estimulantes ou calmantes, sendo também utilizadas para efeitos terapêuticos, através da cromoterapia, considerando uma medicina alternativa, que influencia a saúde das pessoas.
Normalmente, as cores acabaram por assumir determinadas convenções, ligadas a acontecimentos ou a sensações. Assim, o vermelho lembra a guerra, enquanto o verde é o símbolo da esperança e o branco, na maioria das culturas, é o símbolo da paz.
O significado de Cor está na categoria Significados