Conjunção é classificado como um substantivo feminino. O termo vem do Latim conjunctus, que significa “unido, ligado”, que é particípio passado de conjungere, que quer dizer “colocar com, junto de”.
Conjunção significa ligação, união, junção. A explicação dada é que, quando fala-se de forma gramatical, representa a palavra que não varia e que tem a função de ligar termos ou orações que possuem a mesma função gramatical.
O significado de Conjunção é, portanto, o elemento que irá reunir as partes de um todo em uma oração.
Por exemplo:
“Gosto de jogar futebol e de natação.”
“Está um dia ensolarado, mas ainda está frio.”
Nos exemplos acima, pode-se reparar que a palavra “e” está ligando as duas orações (gosto de jogar futebol; de natação) e na segunda frase, a função ficou para a palavra “mas”.
Pode-se encontrar a locução conjuntiva, que se caracteriza pela junção de dois termos que praticam a função de conjunção. São alguns exemplos: assim que, desde que, logo que, antes que, ainda que, uma vez que
Por exemplo: “Te levarei tomar um sorvete, desde que você termine seu dever de casa.”
As conjunções podem ser divididas em dois tipos distintos, pois dependem da relação que estabelecem entre as orações. São elas as Coordenativas e as Subordinativas :
O primeiro caso se conceitua como o tipo de conjunção que liga duas orações independentes, ou seja, os elementos que são conectados por uma conjunção podem ser separados um do outro, sem causar qualquer problema no sentido que estes elementos possuem.
Dentro destas conjunções coordenativas, há ainda a seguinte divisão:
Exemplo de frases:
“Seu trabalho foi não só objetivo, mas também muito eficiente.”
Adversativas: são as conjunções que têm como finalidade ligar orações expressando oposição, contraste ou compensação. São elas: não obstante, mas, no entanto, contudo, entretanto, todavia, porém.
Exemplo de frases:
“Corri o máximo que pude, mas perdi o ônibus!”
Exemplo de frases:
“Decida-se: ou você escolhe um livro ou uma agenda. Não posso dar-lhe os dois agora.”
Exemplo de frases:
“Maria não estudou para o teste, porém ela conseguiu uma nota acima da média.”
Exemplo de frases:
“Procure estudar sempre, pois é extremamente importante para seu futuro.”
Ao contrário das conjunções coordenativas, as conjunções subordinativas conectam duas orações, onde uma depende da outra. Esse tipo se divide em dois tipos principais:
Por exemplo: “Espero que você volte logo.”
As conjunções adverbiais estão classificadas em: