O Conhecimento filosófico tem como significado o conhecimento que se baseia no pensamento e na construção de ideias e conceitos, por intermédio do raciocínio, objetivando o saber.
O significado de Conhecimento filosófico apareceu a partir da capacidade que o ser humano possui de refletir especialmente sobre as questões imateriais e extremamente sensíveis, como é o caso dos conceitos e das ideias. É muito comum na Filosofia, que se baseia mais na reflexão e na observação para fazer apontamentos sobre a humanidade e suas formas de viver.
O conhecimento filosófico isenta qualquer necessidade de verificação científica, mesmo sendo racional. Isso ocorre porque seus meios de estudo não têm caráter material, isso é, são meramente subjetivos e decorrem de algo mais geral e menos preciso.
Nesse sentido, a principal preocupação contida na Filosofia é o questionamento com o objetivo de buscar respostas razoáveis para determinadas perguntas, mas que não haja necessariamente a obrigação de comprovar alguma coisa. Por conta desse pressuposto, é possível sentenciar que este seja uma forma de conhecimento especulativo.
Entre as características mais comuns do conhecimento filosófico temos:
Sistemático: crê que o alicerce para a resolução dos problemas ocorra a partir da reflexão sobre as questões realmente importantes;
Elucidativo: busca a compreensão dos pensamentos, dos conceitos, dos problemas e das demais circunstâncias da vida humana que são consideradas impossíveis de serem percebidas e desvendadas de forma científica;
Crítico: nessa concepção, toda e qualquer informação deve ser analisada e refletida antes de ser levada em consideração pelos filósofos;
Especulativo: aqui as conclusões se baseiam em hipóteses, muito por conta da utilização de teorias abstratas para a compreensão do fenômeno.
Já vimos até aqui as considerações pertinentes ao conhecimento filosófico. Mas, e o conhecimento científico? O que os diferencia? Bem, para responder isso, é importante trazer o conceito do conhecimento científico. Este tem base nas experimentações, com o objetivo final de comprovar a veracidade de uma determinada teoria. Em contrapartida, o conhecimento filosófico, mesmo tendo o seu caráter lógico e racional, não necessita realizar qualquer verificação sobre os seus objetos, que são destacados na filosofia como subjetivos e imateriais.
Há determinados autores que avaliam que o conhecimento filosófico está no meio do caminho entre o pensamento teológico e o científico. O conhecimento teológico aponta para a maneira de pensar e buscar saber das coisas embasada única e exclusiva nos princípios da fé de certa doutrina religiosa, por exemplo. A pessoa pode ver também algo sobre esse pensamento se manifestar nos estudiosos da religião, onde os teólogos, que procuram explicar os fenômenos a partir das escrituras sagradas e do pensamento religioso.
O significado de Conhecimento Filosófico está na categoria Significados