Conhecimento científico se refere a uma informação e o saber que parte do princípio das análises dos fatos reais e cientificamente comprovados. Se a experimentação científica não tem base na razão, o pensamento apenas pode ser considerado um conhecimento com base filosófica.
Isso quer dizer que, para que o conhecimento científico possa ser devidamente reconhecido, é necessário que ele esteja baseado em experimentações e observações que comprovem que uma teoria é verdadeira ou falsa.
Isso quer dizer que o conhecimento científico tem relação com a lógica e com o pensamento crítico e analítico. Quando um fato que se tem o conhecimento é analisado e alcança a comprovação científica, ele passa a ser reconhecido com o significado de conhecimento científico.
Esse conhecimento surgiu por conta da necessidade do desejo humano em entender como as coisas funcionam e seus significados, não aceitando sem qFuestionar. Desse modo, tornou-se possível compreender os fenômenos naturais e realizar avanços para a humanidade, seja de forma positiva ou negativa.
Como se trata de um conhecimento baseado em fatos e comprovação de experiências, existe a possibilidade de falha ou de apenas se aproximar do que é exato. Isso acontece porque as teorias antigas podem acabar sendo alteradas por novas ideias que surgem.
Dessa forma, é possível realizar uma nova verificação com base em novos dados para se chegar a novos resultados científicos. Um exemplo de conhecimento científico é quando se observa o universo com o uso de um telescópio. As informações obtidas são mudadas a cada novo planeta ou estrela encontrados, por exemplo.
A sistematização consiste em uma das características mais relevantes que são atribuídas ao conhecimento científico. O motivo se deve ao fato de se tratar de um saber ordenado, o que quer dizer que foi formado por um conjunto de ideias formuladas com base em uma teoria.
O princípio de verificabilidade é um outro ponto que permite a caracterização de um conhecimento científico. Esse princípio visa a análise de teorias ou ideias, para que ela possa ser comprovada com base na ciência, para então a ser considerada como conhecimento científico.
Outra característica referente ao conhecimento científico é que ele é passível de falhas, ou seja, não é definitivo. Isso porque pode acontecer de a teoria ou ideia ser eliminada e dar lugar a outra, com base em novos conceitos e experimentos realizados.
Também fazem parte do conhecimento científico características como racionalidade, factualidade, objetividade e capacidade de ser explicativo, analítico e comunicável, entre outros.
O conhecimento de senso comum é o contrário do significado do Conhecimento científico. Isso quer dizer que não necessita de uma base teórica ou de comprovação por meio de experimentações.
As crenças populares são a base do conhecimento científico religioso, popular e filosófico, com o uso de conceitos que passam de uma geração para a outra. Esse conhecimento científico no cotidiano não exige uma conclusão e não questiona, apenas determina a existência de um motivo.
O significado de Conhecimento Científico está na categoria Significados