Confins é um substantivo masculino plural da língua portuguesa originado a partir do latim confinis, de con + finis.
O significado de confins, se traduzirmos literalmente do latim con e finis, seria algo como “no final”
O significado de confins, em língua portuguesa, é bem parecido com a tradução literal fornecida acima: confins designa o limite ou extremidade de uma localização física, como um país ou cidade.
A palavra costuma ser utilizada em sua forma plural, mas também pode aparecer no singular.
É comum que a palavra confins seja utilizada também com o significado de fronteira, ou seja, a linha imaginária que marca onde acaba um lugar e começa outro.
Já quando utilizada em sentido figurado, a palavra confins tem o significado de “lugar muito distante”. Dessa forma, sua localização geográfica não é definida, tudo o que a palavra diz é que o local que está caracterizando fica bastante afastado do lugar de onde se fala.
A palavra confins é muito utilizada e uma das frases mais famosas da Bíblia. No versículo 8 do primeiro capítulo do livro dos Atos dos Apóstolos, no Novo Testamento da Bíblia, é possível ler: “Mas (vós) recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra.”
No Brasil, a palavra confins, além de todos esses significados, também dá nome a um município de Minas Gerais. Confins possui por volta de seis mil habitantes espalhados ao longo de pouco mais de 40 km². O município encontra-se a 40 km da capital do estado, Belo Horizonte.
Confins é bastante importante para a arqueologia, pois, em suas grutas, foram encontradas ossadas pré-históricas.
O significado de Confins está na categoria Significados