Concomitante é uma palavra que tem origem no latim, a partir do verbo concomitari, designando coisas ou pessoas que se acompanham mutuamente, atuando também em conjunto. É formada pelo prefixo con (de conjuntamente) com o verbo comitari (acompanhar).
Concomitante tem o significado atual de simultâneo, da mesma maneira que no antigo latim, ou que se manifesta ao mesmo tempo que o outro, que acompanha e age em conjunto, que tem influência e é influenciado pela coisa ou pessoa com quem está junto.
Concomitante é uma palavra utilizada para definir duas ou mais ações que acontecem no mesmo tempo, ou seja, são acontecimentos que coexistem. Trata-se de um adjetivo empregado tanto para o gênero masculino quanto para o feminino, sendo assim, comum de dois gêneros.
Nas frases, concomitante deve ser utilizada preferencialmente com a preposição com ou com a preposição a, podendo, em algumas situações, também ser acompanhada com a preposição de. Como exemplo dessas colocações podemos citar:
A palavra concomitante faz referência às coisas ou pessoas que coexistem, que são processadas ao mesmo tempo, no mesmo momento, acontecendo, desta forma, simultaneamente. Quando queremos nos referir a algo que aconteça em sequência, ou que seja consequência de outro fato ocorrido, utilizamos o adjetivo subsequente, também de dois gêneros, quando o processamento de algo não é concomitante, e sim feito em seguida.
O significado de Concomitante está na categoria Significados