Conciliar é um verbo, e sua raiz se encontra no latim concilium, que significa “uma reunião de pessoas”. Conciliar pode ser usado em diversas acepções possuindo portanto muitos sinônimos, tais como ajustar, harmonizar, proporcionar, moderar, tranquilizar e etc.
Conciliar, então, pode ser o ato de fazer com que haja um acordo entre duas partes; pode ser o ato daquele que está de acordo com outro, procurando se conciliar com este; fazer as pazes, tornar-se amigo de alguém, concretizar uma aliança, encontrar equilíbrio ou harmonia, podem ser exemplos de ocasiões para o uso do verbo conciliar; administrar o tempo de modo a poder exercer atividades diferentes, por exemplo, quando o sujeito consegue conciliar a carreira profissional com um relacionamento.
Entre os muitos sinônimos que podemos encontrar para a palavra conciliar destacamos alguns tais como: adaptar, amaneirar, arranchar, cativar, avocar, angariar, naturalizar, acompanhar, moldar, combinar, pacificar, acondicionar, arrumar, reunir, encaixar, enlaçar, aceitar, aliar, conformar, enquadrar, concordar, ajeitar, ajustar, agrupar, acomodar, amoldar, adequar, contemporizar, igualar, acolher, justapor, reconciliar, ajuntar, aproximar, juntar, acertar, reaproximar, coligar, predispor, prover, utilizar, habilitar, arranjar, concertar, assentir, rimar, ordenar, recompor, colocar, montar, preparar, convir, tranquilizar, encaminhar, tolerar, compor, planear, entrosar, associar, configurar, moderar, talhar, armar, abrandar, compatibilizar, providenciar, temperar, manejar, amansar, alcançar, acordar, aprontar, aquietar, consentir, suavizar, admitir, apaziguar, conquistar.
O projeto Conciliar é Legal é um prêmio que busca incentivar ações que promovam o consenso dentro da esfera jurídica da sociedade. O prêmio estimula a iniciativa e a criatividade dos profissionais do Direito para a busca de soluções pacíficas e de aproximação entre as partes envolvidas em processos, numa tentativa de assim aprimorar a Justiça em nosso país.
A ideia do Conciliar é Legal surge a partir do Movimento pela Conciliação, criado pelo Conselho Nacional de Justiça no dia 23 de agosto de 2006. O projeto além de incentivar e premiar atitudes de sucesso na promoção do consenso legal, também promove ações como mutirões de conciliação jurídica realizados na Semana Nacional pela Conciliação.
Quando os bispos da Igreja Católica se reúnem junto ao Papa para decidirem assuntos referentes sobre dogmas, fé e posturas da Igreja perante o mundo, temos o chamado concílio. Os concílios acontecem raramente, no século passado houve somente um. O último concílio da Igreja Católica ocorreu entre 1962 e 1965, e ficou conhecido como Concílio Vaticano II.
De acordo com a tradição da Igreja Católica o seu primeiro concílio aconteceu ainda nos primeiros anos do Cristianismo, quando Pedro e Paulo entre outros pioneiros da fé cristã discutiram se a sua nova doutrina deveria ser ensinada a todos ou somente aos judeus. Esse primeiro concílio ficou conhecido como Concílio de Jerusalém e os seus detalhes estão descritos nos Atos dos Apóstolos, um dos livros do Novo Testamento da Bíblia cristã.
Um dos concílios mais importantes para a história da Igreja e para o Cristianismo e o Ocidente de uma forma geral foi o chamado Concílio de Niceia. Neste concílio ocorrido em 325 d.C e convocado pelo Imperador Constantino procurou-se criar uma unidade para as doutrinas cristãs que na época comportavam diversas correntes diferentes e conflitantes entre si.
No Concílio de Niceia decidiu-se, entre outras coisas válidas até os dias de hoje, a Trinidade cristã como sendo Pai, Filho e Espírito Santo; foi fixado um dia para a comemoração da páscoa e decidiu-se quais seriam os evangélios que entrariam na Bíblia, quando foram escolhidos quatro entre diversos relatos diferentes sobre a vida de Cristo que existiam então.
O significado de Conciliar está na categoria Significados