Significado de Concepção


O que é Concepção



Concepção é um termo cujo significado diz respeito ao processo de gravidez, quando um novo ser é gerado no útero de uma mulher ou fêmea. Concepção também pode significar o entendimento, a compreensão, a perspectiva de uma pessoa a respeito de qualquer coisa.

A palavra é geralmente empregada em relação ao processo biológico de desenvolvimento de um embrião a partir da fecundação. Para a medicina, todas as alterações uterinas e no organismo da mulher de um modo geral durante a gestação consistem na concepção. De forma mais especifica, para a medicina, fecundação descreve o momento exato em que o óvulo é fecundado por um espermatozoide, formando a célula que chamamos de zigoto, e tem-se o começo da gravidez.

Para a psicologia, o termo concepção está ligado a ideia de criatividade. Conceber uma nova Ideia, uma nova perspectiva de mundo ou forma de senti-lo, são exemplos de como a psicologia utiliza a palavra concepção. Assim, concepção neste contexto estaria ligada a capacidade inventiva da imaginação.

A filosofia utiliza a ideia de concepção de uma forma um pouco parecida com a da psicologia, entretanto aqui, ao invés de estar ligada a imaginação o termo estaria mais vinculado a inteligência racional do ser humano. Pra a Filosofia concepção também remete à um ato criativo, porém, para a perspectiva filosófica seria o ato de criar novos conceitos e novas teorias a partir da reflexão e compreensão a cerca do mundo a nossa volta. É um atributo do pensamento.

Assim, a partir dessas reflexões o filósofo ou o ser humano que pensa adquiri uma visão de mundo, que seria a concepção que este tem sobre a existência. Essa concepção seria a forma como o homem compreende e explica o mundo que o cerca, a vida, os processos históricos e individuais.

Concepção na Educação

Ao logo dos anos teóricos da educação foram formando teorias e criando métodos educacionais e conceitos para abordar o tema educação. Nisso foram surgindo concepções distintas e divergentes sobre o assunto, das quais podemos destacar as concepções tradicionais e as progressistas.

Somando-se a isso, os teóricos da educação também desenvolveram teorias que dividiram a educação em concepções mecanicistas e orgânicas. Na concepção mecanicista, o educando é visto como uma máquina que pode ser trabalhada e aperfeiçoada a partir de estímulos oriundos do meio externo. Já na concepção orgânica, o educando é entendido como um organismo que deve ser estimulado para que a partir de suas vivências e da maneira como as experimenta possa através de um processo que parte do seu interior promover as mudanças que consistirão no processo educativo.

Assim, a concepção mecanicista estaria ligada a uma concepção tradicional de educação; enquanto que a concepção orgânica vincula-se a uma abordagem progressista.

Concepções espontâneas

A psicologia também trabalha com o conceito de concepções espontâneas, também conhecidos como conceitos espontâneos. Essas concepções seriam aquelas que as pessoas aprendem naturalmente no cotidiano, de forma empírica, sem que tenham sido ensinadas.

O convívio com determinada situação, um obstáculo que precisa ser superado, um desafio, pode fazer com que aprendamos algo, que desenvolvamos uma concepção espontânea.

São bem características da forma como as crianças interagem e aprendem as coisas do mundo. Por exemplo, uma criança, em contato com o computador é capaz de aprender a utiliza-lo de forma espontânea sem a necessidade de um ensino formal.

O significado de concepção está na categoria Significados

O que você achou deste artigo ?

concepção |