Significado de Comunicação Empresarial


O que é Comunicação Empresarial



Comunicação Empresarial é um termo usado para definir o conjunto de ferramentas estratégicas de planejamento, que projetam as medidas administrativas que uma organização adota para otimizar, ou adequar a sua imagem no mercado. A expressão tem sido cada vez mais utilizada no mundo globalizado e com o surgimento de mais empresas a cada dia, faz-se mais do que necessária.

O que é Comunicação Empresarial?

Quando as medidas empresariais são difundidas através da comunicação empresarial interna e comunicação externa. É chamada “política de comunicação empresarial integrada”, que é a forma que as empresas usam para que as decisões tomadas atinjam tanto seu público interno como o externo. 

Ou seja, a comunicação empresarial, trata não só da exposição das ações adotadas pela empresa, mas também da administração de recursos para que estas sejam bem compreendidas e divulgadas de forma eficiente para que venham a se concretizar.

Significado de Comunicação Empresarial

Hoje em dia existe uma necessidade crescente das empresas em se manterem firmes no mercado. Isso envolve uma série de estratégias que visam principalmente a melhoria na qualidade dos serviços ou produtos por ela desenvolvidos.

É aí que entra a comunicação empresarial e organizacional. Ela é ferramenta que todo gestor de empresa precisa conhecer e saber utilizar para garantir a eficácia das decisões tomadas.

A comunicação empresarial é na realidade a parte mais importante do planejamento. Pois através dela é que se torna possível atingir metas e objetivos.

Antes é preciso que a haja um estudo detalhado da real situação da empresa para garantir que as medidas adotadas sejam bem compreendidas eficientes depois de colocadas em prática.

Comunicação Empresarial Integrada

Depois de identificados os pontos a serem trabalhados, é hora de usar da comunicação empresarial integrada, para transmitir as informações sobre as medidas as serem adotadas, primeiramente aos clientes internos, que são os funcionários da empresa, e em seguida repassá-las aos clientes externos, que são os fornecidos e o público consumidor dos produtos e/ou serviços da empresa.

Para difundir estas informações, os gestores se utilizam de vários recursos como e-mails, postagens em blogs da empresa ou de terceiros, cartazes, folders, panfletos, comunicados e vários outros recursos que são sinônimos de comunicação.

Muitos profissionais ainda guardam consigo o antigo vício de achar que comunicação empresarial é na verdade comunicar a suas decisões e impor sua vontade aos funcionários e clientes de uma organização. Mas na verdade, a comunicação empresarial é construir uma estratégia completa de criação, desenvolvimento e disseminação de uma ideia ou prática.

Antes de tomar qualquer decisão é necessário que se saiba o que fazer, por que fazer, como fazer e para quem fazer comunicação nas empresas.

Para que a comunicação empresarial seja eficiente, o profissional gestor deve conhecer o mercado em que a empresa está inserida, qual o relacionamento que a ela mantém com os seus funcionários, fornecedores e clientes.

É preciso que conheça também as ferramentas que dispõe para que suas ideias e decisões sejam não só comunicadas, mas também trabalhadas de forma a garantir o sucesso de suas ações.

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