Comunicação Empresarial é um termo usado para definir o conjunto de ferramentas estratégicas de planejamento, que projetam as medidas administrativas que uma organização adota para otimizar, ou adequar a sua imagem no mercado. A expressão tem sido cada vez mais utilizada no mundo globalizado e com o surgimento de mais empresas a cada dia, faz-se mais do que necessária.
Quando as medidas empresariais são difundidas através da comunicação empresarial interna e comunicação externa. É chamada “política de comunicação empresarial integrada”, que é a forma que as empresas usam para que as decisões tomadas atinjam tanto seu público interno como o externo.
Ou seja, a comunicação empresarial, trata não só da exposição das ações adotadas pela empresa, mas também da administração de recursos para que estas sejam bem compreendidas e divulgadas de forma eficiente para que venham a se concretizar.
Hoje em dia existe uma necessidade crescente das empresas em se manterem firmes no mercado. Isso envolve uma série de estratégias que visam principalmente a melhoria na qualidade dos serviços ou produtos por ela desenvolvidos.
É aí que entra a comunicação empresarial e organizacional. Ela é ferramenta que todo gestor de empresa precisa conhecer e saber utilizar para garantir a eficácia das decisões tomadas.
A comunicação empresarial é na realidade a parte mais importante do planejamento. Pois através dela é que se torna possível atingir metas e objetivos.
Antes é preciso que a haja um estudo detalhado da real situação da empresa para garantir que as medidas adotadas sejam bem compreendidas eficientes depois de colocadas em prática.
Depois de identificados os pontos a serem trabalhados, é hora de usar da comunicação empresarial integrada, para transmitir as informações sobre as medidas as serem adotadas, primeiramente aos clientes internos, que são os funcionários da empresa, e em seguida repassá-las aos clientes externos, que são os fornecidos e o público consumidor dos produtos e/ou serviços da empresa.
Para difundir estas informações, os gestores se utilizam de vários recursos como e-mails, postagens em blogs da empresa ou de terceiros, cartazes, folders, panfletos, comunicados e vários outros recursos que são sinônimos de comunicação.
Muitos profissionais ainda guardam consigo o antigo vício de achar que comunicação empresarial é na verdade comunicar a suas decisões e impor sua vontade aos funcionários e clientes de uma organização. Mas na verdade, a comunicação empresarial é construir uma estratégia completa de criação, desenvolvimento e disseminação de uma ideia ou prática.
Antes de tomar qualquer decisão é necessário que se saiba o que fazer, por que fazer, como fazer e para quem fazer comunicação nas empresas.
Para que a comunicação empresarial seja eficiente, o profissional gestor deve conhecer o mercado em que a empresa está inserida, qual o relacionamento que a ela mantém com os seus funcionários, fornecedores e clientes.
É preciso que conheça também as ferramentas que dispõe para que suas ideias e decisões sejam não só comunicadas, mas também trabalhadas de forma a garantir o sucesso de suas ações.
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