Significado de Complexo de Inferioridade


O que é Complexo de Inferioridade



Complexo de inferioridade é um termo bastante utilizado na psicanálise e se refere a uma pessoa que sente que é inferior aos outros indivíduos.

Este sentimento pode surgir por parte da imaginação da própria pessoa ou pode ser ocasionada por fatores externos como, por exemplo, constantes quadros de humilhação e ofensas. De qualquer forma, o complexo de inferioridade ocorre de modo inconsciente.

Existem vários fatores que caracterizam uma personalidade dotada de tal complexo, sendo os seguintes como os mais comuns e notáveis: busca constante por reconhecimento de alguma coisa; costume em se comparar com outras pessoas; demonstração de sentimento de inveja; isolamento; hábito de apontar os defeitos alheios como forma de se proteger; excessiva preocupação com a opinião de terceiros; certo perfeccionismo e dificuldade em se relacionar com outras pessoas.

O conceito de complexo de inferioridade é atribuído ao psicólogo austríaco Alfred Adler (1870 – 1937), que distingue os sentimentos de inferioridade em dois âmbitos: primário e secundário. O primário é aquele que se encontra enraizado em experiências de desamparo, dependência ou fraqueza. Já os secundários, por sua vez, são aqueles relacionados com o intuito de se alcançar algum objetivo como forma de compensação.

Tratamento do complexo de inferioridade

O indivíduo que possui o complexo de inferioridade deve buscar o auxilio profissional de um psicólogo que o orientará e dará o apoio necessário para compreender o problema e buscar as formas de superação como, por exemplo, adotar atitudes mais positivas e construtivas sobre os seus sentimentos, sua imagem e desejos.

Em muitas situações, é importante analisar as circunstâncias em que o indivíduo se encontra inserido, uma vez que algumas pessoas, como parentes e amigos, podem contribuir com o agravamento do quadro através de atitudes, gestos e comentários que incitem suas fraquezas, elevam os defeitos e diminuiem cada vez mais as qualidades inerentes.

Durante o tratamento psicológico, o apoio de pessoas próximas é extremamente importante para oferecer maior segurança. Por outro lado, o psicólogo trabalhará a forma de pensamento com os devidos ajustes e alterações necessários para que consiga atuar em situações adversas ou desconfortantes de modo que não seja influenciado por pensamentos negativos.

Complexo de superioridade

O complexo de superioridade nada mais é do que o mecanismo de defesa subconsciente presente em alguns indivíduos que sofrem com o complexo de inferioridade e acabam projetando as suas características negativas através de outras pessoas, as quais consideram como inferiores ou então mais fracas.

Em outras palavras, é um meio de compensação neurótica que uma pessoa realiza como forma de superar ou mesmo combater os sentimentos de inferioridade latentes que geralmente são despertados devido a uma rejeição social sofrida.

As principais características presentes em pessoas que sofrem com o complexo de superioridade são os seguintes: arrogância e pretensão exacerbada; elevação extrema de perspectivas sobre si mesmo; crença de que possui um poder de realização superior ao que realmente é dotado; extrema vaidade (tanto no modo como se veste como age e fala) e grande intolerância.

Todavia, o individuo que possui o complexo de superioridade sente-se inferior as demais pessoas, tem receio de ser desprezado socialmente, bem como é bastante inseguro e tem baixa autoestima.

Ainda que faça uso de máscaras sociais, é uma pessoa que precisa de auxilio, principalmente o acompanhamento de um psicólogo para que possa compreender a sua situação e trabalhar na superação dos seus desafios para que tenha melhor convívio e segurança emocional.

O significado de Complexo de Inferioridade está na categoria Significados

O que você achou deste artigo ?

Complexo de Inferioridade |