Complemento remete aquilo que completa alguma coisa, que lhe dá acabamento. É o que falta para que algo fique completo ou aquilo que faz com que alguma coisa fique com aquele “toque a mais”. Complemento é um.
Na língua portuguesa o substantivo masculino complemento é o elemento que falta para que uma frase ou palavra ganhe sentido. Por exemplo na frase “João ganhou...” está faltando alguma coisa, a frase precisa de um complemento. Assim quando escrevemos “João ganhou na loteria” damos um complemento a frase e ela ganha sentido tornando-se compreensível.
Outros exemplos de frases sem e com o complemento:
- “O menino não conseguiu subir”. Com o complemento podemos escrever: “O menino não conseguiu subir na árvore do vizinho”;
- “A garota ficou toda emocionada quando viu”. Com o complemento podemos escrever: “A garota ficou toda emocionada quando viu o seu namorado”;
- “Mesmo com a crise o empresário abriu”. Com o complemento podemos escrever: “Mesmo com a crise o empresário abriu uma nova filial de sua loja”.
No dia-a-dia a palavra complemento também aparece com frequência quando preenchemos cadastros. Geralmente quando preenchemos nosso endereço num cadastro haverá um campo solicitando um complemento, que no caso seria uma indicação, uma referência, para ajudar na localização desse endereço no futuro. Por exemplo, no complemento dizemos se moramos numa casa ou apartamento, se é perto do colégio, posto de saúde, mercado e etc.
Na matemática a palavra complemento é utilizada para indicar o ângulo que ao ser somado a outro totaliza 90º, ou seja, forma um ângulo reto. Na informática complemento é um software que funciona associado a outro para dar-lhe a esse uma nova função, também podem ser chamado de extensão.
Entre os sinônimos de complemento destacamos: adendo, finalização, remate, acréscimo, desfecho epílogo, fechamento, retoque, implemento, desenlace, adição, aumento.
Complemento Nominal
Em gramática o complemento nominal se refere ao termo não verbal que complementará o sentido de uma frase, constituindo-se sempre de um adjetivo, advérbio ou substantivo. Como exemplo, podemos citar: “Marcelo está entediado com a escola”.
O complemento nominal da frase acima é “com a escola”, expressão que serve de complemento ao adjetivo entediado.
Complemento Verbal
Em gramática o complemento verbal se refere ao termo que complementará o sentido de um verbo em uma frase. Como exemplo, podemos citar: “Marcelo saiu da escola”.
O complemento verbal da frase acima é “da escola”, expressão que serve de complemento ao verbo sair.
O complemento verbal pode ainda ser de dois tipos objeto direto e objeto indireto. O objeto direto é aquele que complementa o verbo transitivo direto sem a necessidade de se utilizar uma preposição. Já o objeto indireto é aquele que liga o verbo transitivo direto com o auxílio de uma preposição.
O significado de Complemento está na categoria Significados