Significado de Commodities


O que é Commodities



Commodities são produtos sem os quais as pessoas não vivem e que são negociados diariamente numa escala global, e por serem de importância fundamental e mundial, seu preço é normalmente determinado pelo mercado internacional, e varia de acordo com a oferta e a demanda. O nome tem origem no inglês e significa mercadoria.

Pode-se viver, por exemplo, sem uma televisão e o preço de uma é variável, conforme o modelo, a marca, o tamanho e o lugar do mundo onde é negociada. Já o feijão, por exemplo, é um alimento. Do tipo de mercadoria imprescindível para a sobrevivência e que é comercializado em larga escala por todo o mundo, sem muita diferenciação de produto e preço. Feijão estaria entre as commodities agrícolas, assim como o arroz, café, trigo, laranja, etc.

Há outros tipos de commodities. As commodities minerais, por exemplo, são ouro, cobre, ferro, alumínio, minerais diversos;  as commodities financeiras são Dólar, Real, Libra, royalties, debentures, etc; e as commodities ambientais, água, energia, madeira, etc.

Commodities brasileiras

O Brasil pela sua grande extensão territorial e geografia diversificada é um dos maiores exportadores e produtores de commodities do mundo, especialmente agrícolas, como Café, Soja e Cana-de-Açúcar, e minerais, como o minério de ferro e o alumínio. E se destaca também entre as commodities ambientais.

No Brasil as commodities são negociadas na BM&F, Bolsa de Mercadorias e Futuros, enquanto que na Bovespa negociam-se ações. Podemos ter uma ideia do grande valor das commodities quando observamos que o volume diário de negociações do mercado de commodities chega a somas muito grandes.  

O significado de Commodities está na categoria Significados

O que você achou deste artigo ?

Commodities |