Colesterol é uma substância serosa, semelhante à gordura, que ocorre naturalmente no corpo dos animais. Ele desempenha um papel vital na forma como funciona cada célula.
Porém, o excesso de colesterol no sangue é um dos fatores de risco para o desenvolvimento de doenças cardíacas e coronárias.
Ele é um hormônio esteroide que está presente não só em células de animais como também nos fluidos corporais. O colesterol regula a fluidez da membrana celular, funciona como uma molécula precursora em várias vias metabólicas.
O colesterol faz o seu percurso pelo o corpo em moléculas chamadas lipoproteínas e existem dois tipos particularmente importantes, especialmente quando consideramos o motivo de um tipo de colesterol ser bom e outro mau: LDL colesterol e HDL colesterol.
O HDL é uma sigla que significa lipoproteína de alta densidade e vem do inglês High Density Lipoprotein. Ele é parte de um grupo de substâncias chamadas lipoproteínas que seu corpo cria para ajudar no transporte de gorduras pelo sangue.
O colesterol HDL também é muitas vezes conhecido como "colesterol bom", pois é capaz de remover e transportar gordura para fora das artérias, devolvendo-as ao fígado para serem eliminadas.
Lipoproteína de baixa densidade, também conhecida como o colesterol LDL, é parte de um grupo de substâncias chamadas lipoproteínas que seu corpo produz para transporte de gordura no organismo. Também vem do inglês Low Density Lipoprotein.
O Colesterol LDL é frequentemente chamado de "colesterol ruim", isso porque o colesterol contido em partículas de LDL pode, ao longo do tempo, acumular-se nas paredes das artérias.
O VLDL colesterol significa Lipoproteína de muito baixa densidade em inglês: Very low density lipoprotein, é especialmente prejudicial por ser composto por ainda mais triglicérides, um tipo de gordura, de densidade ainda mais baixa do que as lipoproteínas no geral.
Portanto, aumenta ainda mais o risco de doença cardíaca quando seus níveis no sangue ficam altos. Os exames comuns para detectar os níveis de colesterol no sangue não costumam detectar o VLDL, por isso é preciso ser pedido um teste específico para isso.
Se você tem um histórico familiar de doença cardíaca ou colesterol alto, é necessário se assegurar de que os testes para colesterol pedidos por seu médico incluem o VLDL.
O significado de Colesterol está na categoria Significados