Significado de Cogente


O que é Cogente



Cogente é uma palavra usada para classificar aquilo que é racionalmente necessário.

Cogente é classificado gramaticalmente como sendo um adjetivo que vai dar um valor de necessidade.

O significado de cogente leva ao entendimento de que algo deve ser feito de acordo com sua exata necessidade ou determinismo racional e preciso.

Por isso que no uso desta palavra no âmbito jurídico será de referenciar a leis e regras que não podem ser burladas ou quebradas, isto é, leis que precisam ser seguidas de forma integral sem importar que as partes em discussão tenham lados, argumentos ou afirmações convergentes.

Neste caso, o uso de uma regra, norma ou lei cogente irá ter cunho obrigatório, se tornando um meio coercitivo, não importante se vai trazer constrangimento para a vontade de que uma determinada pessoa venha a sofrer e cumprir a lei determinada, o que necessita que haja uma relação de causa que fará a lei incidir sobre este indivíduo.

Uma lei ou norma cogente constitucional será uma norma imperativa, isto é, que proíbe ou não aceita que formas diversas sejam interpretadas ou levadas em questão. Este tipo de norma pode ser dividida em preceptivas e proibitivas, sendo que as preceptivas têm o poder de obrigar, já as proibitivas têm o poder de restringir, proibir ou vedar comportamentos específicos.

No campo da lógica e da área de filosofia, o termo cogente terá um significado de uma argumentação na qual os princípios são todos fatos verdadeiros e imprescindíveis, além de sólidos e plausíveis. Um argumento cogente pode se dizer que é um argumento que se sustenta e se impõe graças a lógica.

O significado de Cogente está na categoria Significados

O que você achou deste artigo ?

Cogente |