Coerente é uma palavra que significa agir com lógica e autenticidade. Um texto precisa desses elementos para tornar a leitura agradável. Entender os significados desses termos é extremamente importante para a produção textual e para a vida em sociedade. Aqui, você conhecerá as características de uma pessoa coerente e porque um texto precisa de coerência e coesão.
Originária do latim cohaerens, o significado da palavra coerente remete ao repasse de uma mensagem textual ou oral permeado com lógica e autenticidade. Isso significa basear-se em expor informações em uma sequência lógica.
O significado de coerência também pode ser empregado ao comportamento. Dizemos que uma pessoa é coerente quando age conforme seus discursos, por exemplo, um vegetariano dono de uma churrascaria passa longe da coerência. Já um texto coerente é aquele que fala do mesmo assunto em todo o enunciado. Por exemplo, na frase “As enchentes no deserto são consequências da falta de chuva” falta coerência, porque no deserto a incidência de chuva é baixíssima. A coerência textual apoia-se em três pilares:
A coerência é intimamente ligada com a coesão. Esta última diz respeito ao encadeamento harmonioso de ideias. Um bom texto contém coerência e coesão, pois fala do mesmo assunto do princípio ao fim, também usando mecanismos para evitar repetição de palavras. A coesão ainda é marcada por palavras de transição, como as locuções adverbiais, preposições e advérbios. As expressões “primeiramente”, “inicialmente”, “bem como”, “além disso” são exemplos que colaboram para um texto ser coerente e coeso.
Entender o que significa coerente e coesão não basta. É necessário conhecer os sinônimos de coerente, representado pelas palavras ligado, unido, harmonioso, conexo, lógico e compreensivo. Já a palavra coesão pode ser substituída por acordo, harmonia, concordância, ligação e conexão.
O significado de Coerente está na categoria Significados