Código é uma palavra usada para nomear um tipo de comunicação composta por símbolos, letras, números e até desenhos, com objetivo de manter e transmitir uma mensagem de forma oculta, privada e intima, podendo ser entendida apenas pelas pessoas que conhecem o devido código.
O código pode ser entendido também como formas e esquemas de regras e normas que são determinadas a fim de se garantir o bom funcionamento de um local ou atividade, como o código civil.
Código é um tipo de linguagem que é muito usada para começar comunicações na qual apenas quem envia e quem recebe sabem do que se trata o conteúdo da mensagem.
O significado de código é basicamente relacionado a formas de comunicação e também um conjunto de regras que devem ser seguidas com um objetivo.
O código genético é um tipo de estrutura com significados que estão dispostos de forma sistemática e que sua junção e decifração apresentam o entendimento de algumas informações, esse código é o que os cientistas mapearam.
A definição de código difere nos tipos de códigos, como por exemplo os códigos na linguagem, que são formas que estão mais intrinsecamente ligadas ao poder de comunicações de alguns indivíduos que precisam usar desse meio de expressão para se comunicar. Podemos dizer então que os códigos na língua portuguesa.
Existem diversos tipos de códigos totalmente diferentes, seja no mundo físico ou no mundo da informática e de linguagens de programação, como os códigos binários de 1 e 0. Os códigos de barras também são lidos por computadores. Cada tipo de código depende do criador da linguagem, dos símbolos ou necessidade de comunicação que deu origem ao código em questão que foi criado.
Durante toda a história da humanidade, no planeta Terra o código sempre foi importante, como nos tempos de guerra em que os soldados aprendiam obrigatoriamente a saber se comunicar em código Morse, esse é um tipo de código de comunicação. Os índios e outros primeiros habitantes das primeiras terras descobertas em todo o mundo deixam um legado surpreendente de pintura de símbolos e outros desenhos que são uma forma de código. Nesses, o objetivo era contar as histórias que esses indivíduos vivenciavam em seu tempo.
O código também é um termo usado para se referenciar a um conjunto de regras e normas fundados e gerenciados a fim de produzir um andamento homogêneo em um determinado local, ambiente ou instituição que preza pela civilidade e cumprimento das leis. Temos assim o código penal ou um código de conduta.
O código civil é o conjunto legal que junta as normas e regras de uma forma sistemática e que dizem respeito e fazem relação com o ambiente jurídico de ordem privada.
O código civil nasceu da consternação com a segurança e a necessidade do conhecimento sobre o direito que estiveram fortemente presentes durante os séculos XVII e XIX que teve como grande característica a neutralidade do poder judiciário, que desse jeito, levou de forma seguinte a concentração do direito para o ambiente do legislativo, na qual teve com resultado o grande fenômeno da positivação que começou a ter visibilidade como a “norma posta”, que é a lei escrita, que por um lado empurrou o entendimento do seus próprios limites.
A lei escrita então obteve a elasticidade e mudança prevista de acordo com a legislação que muda ou entra e isso consequentemente resultou em grandes impactos para o poder jurídico em geral.
A origem da codificação aconteceu na França ainda quando tinha Napoleão Bonaparte.
Mas é importante lembrar que este código não foi o primeiro tipo de código legislativo usado ou criado em um país Europeu.
O significado de Código está na categoria Significados