Cocota é o nome popular de uma ave nativa das regiões temperadas e subtropicais da América do Sul. O seu nome cientifico é Myiopsitta monachus (que significa “Periquito monge com a cor de camundongo”) e é também conhecida no Brasil como papo branco, periquito barroso e catorra.
Sua aparência é caracterizada por um dorso coberto por penas verdes, enquanto o peito, testa, garganta e barriga em tons acinzentados. O bico da ave é pequeno e de cor alaranjada, enquanto a íris dos seus olhos é marrom escuro. A plumagem do peito é escamada e na cauda observa-se a presença de penas azuladas compridas.
A cocota é uma ave pequena e, quando adulta, chega a medir entre 28 a 30 centímetros de comprimento. São espécies que constroem os seus próprios ninhos e se alimentam de flores, brotos, capins, sementes de arbustos, legumes, verduras e frutos. Não são aves migratórias, e por isso vivem em bandos que podem chegar até 100 membros. O período de sua reprodução é entre os meses de julho e novembro.
Nas regiões do sul do Brasil, Uruguai e Argentina, a ave é considerada uma praga nas zonas de cultivo de sorgo e milho, como também em pomares. No mais, é uma ave bem acolhedora, sociável, inteligente e leal aos seus donos, ao passo que é vista como um papagaio de pequeno porte, devido à facilidade que possui em aprender comandos, principalmente de voz.
Cocota é também uma gíria utilizada para se referir ao tipo de menina ou jovem que mora em bairro nobre, ao passo que é rica, cheia de frescura e é considerada uma patricinha. É comum andar sempre acompanhada com outras meninas semelhantes a ela e que se portam sempre de modo esnobe e metido. Como exemplo tem-se a frase “Cara, olha só como as cocotas estão vindo, mas tenho que confessar que são lindas”.
Calça cocota é o tipo de calça comprida bastante utilizada entre as décadas de 1970 e 1980, a qual era caracterizada pelo afunilamento, em especial nas canelas e que causava certa dificuldade na hora de vestir.
A calça cocota era também conhecida como Saint-Tropez e era muito utilizada pelos jovens da época. Devido ao seu formato, ao vestir a calça, tanto a barriga quanto o umbigo ficavam de fora. Como moda, era costume prende-la com um cinto largo, grande e solto que ficava caído pelo quadril dando assim maior charme ao visual.
O significado de Cocota está na categoria Significados