Clichê é uma palavra proveniente do francês “clichê”. A origem do termo remete à tipografia, já que se refere originalmente a uma matriz de impressão, feita em metal (o chumbo era o mais usado para os clichês), utilizada em linotipos e xilogravuras. Pode também se referir a cada edição de um jornal, se publicado no mesmo dia, com as notícias mais recentes.
Talvez devido à repetição com que um clichê era utilizado nas impressões, gerando até milhares de cópias, a palavra acabou por se tornar uma expressão idiomática, significando repetição, uma ideia muito batida, ou fórmula repetida, quando se trata de comunicação.
Assim, clichê acabou se tornando um chavão, algo que se repete tão frequentemente que se torna totalmente previsível dentro de um determinado contexto. Trata-se, por exemplo, de filmes policiais em que o criminoso é sempre o mordomo. Ou em filmes e novelas em que o mocinho apanha o tempo todo e acaba liquidando o bandido no final.
Clichê também é o título de uma composição de Thiago Silva e Sérgio Júnior, do grupo Sorriso Maroto, que foi gravada pela primeira vez no álbum “Ao Vivo em Recife”, em 2010, pela Universal Music.
O grupo Sorriso Maroto foi formado em 1997, no Rio de Janeiro, na trilha do nascente pagode e tem feito sucesso até os dias de hoje pelo seu ritmo e cadência.
O significado de Clichê está na categoria Significados