Clero é um substantivo masculino com origem na palavra grega kleros, que significa “parte que toca a cada um, herança”.
O significado de Clero pode ser descrito como a classe clerical – religiosos, ou seja, os sacerdotes (também chamados de clérigos ou ministros sagrados) que são responsáveis por um culto religioso – que fazem parte da Igreja.
O clero é visto como um conjunto de religiosos que possui uma missão doutrinária e pertence a um determinado país ou também a um determinado culto, por exemplo.
O clero teve seu surgimento através da Igreja Católica, ainda na Idade Média – época do feudalismo. A sociedade feudal prestigiava o clero, pois comentava-se que os sacerdotes faziam ligação entre Deus e os homens. Dessa maneira, o clero tinha um papel importante durante a Idade Média.
O clero tinha como base hierárquica:
Atualmente, o sentido original do clero permanece até hoje. No entanto, não há mais tantos privilégios como antigamente, especialmente falando-se da Igreja Católica.
O clero ainda é composto somente por homens por causa dos ensinamentos bíblicos: somente apóstolos homens eram vistos andando com Jesus.
O clero regular é também denominado de clero religioso, constituído por clérigos de uma organização religiosa, que seguem uma determinada ordem religiosa, com hierarquia e títulos próprios e específicos.
Já o clero secular é também chamado de clero diocesano, designando os clérigos que realizam atividades voltadas para o povo e que não vivem em uma instituição religiosa.
Os clérigos, socialmente falando, eram divididos entre alto clero e baixo clero.
O alto clero era formado por bispos, arcebispos, cardeais, patriarcas e sacerdotes. Estes tinham uma grande influência nas decisões políticas dos senhores feudais.
Já o baixo clero era formado por sacerdotes, padres e monges que vinham de famílias pobres e tinham como responsabilidade cuidar da vivência religiosa do povo feudal. Ainda, alguns viviam isolados em mosteiros.
O significado de Clero está na categoria Significados